Eventos ULBRA, IX Salão de Extensão (Canoas)

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PROJETO SAMUZINHO: CONHECIMENTO PARA SALVAR VIDAS
Amanda Cristina Cardoso Della Giustina, Rogério Fett Schneider, Marianna Ifarraguirre Mello, Ana Lia Mesquita Nunes, Jéssica Bianchi, Letícia Ferreira Vaz, Mariana de Souza Massetti, João Antônio Menezes Ribeiro, Mônica de Campos Rodrigues, Natallia Boff de Oliveira, Victor Schumacher Freire, Juliana Mette Ongaratto, Guilherme Lucas Rodrigues da Cruz, Kathrine Meier, Arthur Giacomelli Vivian, Tuany Di Domenico

Última alteração: 21-09-2017

Resumo


Palavras Chave: primeiros socorros, ensino fundamental e médio, serviços médicos de emergência, educação em saúde, trauma.

Introdução

O currículo escolar geralmente não aborda temas relacionados à prevenção de acidentes. Dessa forma, o Projeto Samuzinho da Liga do Trauma oferece palestras gratuitas, ministradas por acadêmicos de medicina, as quais desenvolvem o conhecimento elementar de condutas em situações de emergência.

Objetivo: Este trabalho tem como objetivo demonstrar a importância desse projeto, que difundiu o contato do SAMU e ofereceu noções básicas de primeiros socorros aos alunos do ensino médio e fundamental, os quais poderão auxiliar de modo eficaz na prevenção, ou em um melhor desfecho, de acidentes.

Metodologia

Por meio atividades teórico-práticas, os integrantes da Liga do Trauma compartilharam conhecimentos acerca de primeiros socorros para estudantes de escolas públicas e privadas de Porto Alegre, Canoas e Canela. Para os alunos com menos de 10 anos de idade, foram abordados temas sobre choques elétricos, asfixia, afogamentos e quedas. Enquanto que para os maiores de 10 anos, se discutiu como reconhecer e proceder ações em casos de acidente vascular cerebral, convulsões e acidentes de trânsito.

Resultados e discussão

O contato com crianças e adolescentes expôs o despreparo dos mesmos diante de situações de emergência, como o desconhecimento do número do SAMU. Indo de encontro a essa realidade, os estudantes que participaram do projeto poderão agir de maneira adequada em situações emergenciais, visto que dominam as noções básicas do assunto.

Considerações finais: As ações de primeiros socorros, bem como o conhecimento do número do serviço de emergência, são temas importantes que poderiam ser abordados com maior ênfase na formação inicial da sociedade. É de suma importância que crianças e adolescentes saibam reconhecer situações de risco para a saúde e que tenham noções básicas de como proceder, para poder auxiliar adequadamente no socorro às vítimas. Dessa forma, tais ações deveriam ser incentivadas nas escolas, para que a sociedade esteja melhor preparada para reagir em situações de emergência.


Texto completo: RESUMO