Última alteração: 21-09-2017
Resumo
Palavras Chave: primeiros socorros, ensino fundamental e médio, serviços médicos de emergência, educação em saúde, trauma.
Introdução
O currículo escolar geralmente não aborda temas relacionados à prevenção de acidentes. Dessa forma, o Projeto Samuzinho da Liga do Trauma oferece palestras gratuitas, ministradas por acadêmicos de medicina, as quais desenvolvem o conhecimento elementar de condutas em situações de emergência.
Objetivo: Este trabalho tem como objetivo demonstrar a importância desse projeto, que difundiu o contato do SAMU e ofereceu noções básicas de primeiros socorros aos alunos do ensino médio e fundamental, os quais poderão auxiliar de modo eficaz na prevenção, ou em um melhor desfecho, de acidentes.
Metodologia
Por meio atividades teórico-práticas, os integrantes da Liga do Trauma compartilharam conhecimentos acerca de primeiros socorros para estudantes de escolas públicas e privadas de Porto Alegre, Canoas e Canela. Para os alunos com menos de 10 anos de idade, foram abordados temas sobre choques elétricos, asfixia, afogamentos e quedas. Enquanto que para os maiores de 10 anos, se discutiu como reconhecer e proceder ações em casos de acidente vascular cerebral, convulsões e acidentes de trânsito.
Resultados e discussão
O contato com crianças e adolescentes expôs o despreparo dos mesmos diante de situações de emergência, como o desconhecimento do número do SAMU. Indo de encontro a essa realidade, os estudantes que participaram do projeto poderão agir de maneira adequada em situações emergenciais, visto que dominam as noções básicas do assunto.
Considerações finais: As ações de primeiros socorros, bem como o conhecimento do número do serviço de emergência, são temas importantes que poderiam ser abordados com maior ênfase na formação inicial da sociedade. É de suma importância que crianças e adolescentes saibam reconhecer situações de risco para a saúde e que tenham noções básicas de como proceder, para poder auxiliar adequadamente no socorro às vítimas. Dessa forma, tais ações deveriam ser incentivadas nas escolas, para que a sociedade esteja melhor preparada para reagir em situações de emergência.