Eventos ULBRA, IX Salão de Extensão (Canoas)

Tamanho da fonte: 
ESTUDO SOBRE APRENDIZAGEM DE LÍNGUA ESTRANGEIRA EM ESCOLA REGULAR: SUCESSO OU FRACASSO ESCOLAR?
Diego Vieira Maciel, Mara Lucia Salazar Machado

Última alteração: 26-09-2017

Resumo


O presente estudo busca compreender como a aprendizagem de língua estrangeira (Língua Inglesa) vem sendo trabalhada ao decorrer dos últimos tempos no ensino regular do ensino fundamental. Com base em experiência própria, proprietário de uma escola de idiomas, formado em Letras Língua Inglesa e cursando Pós Graduação em Psicopedagogia Escolar, busca-se entender o porquê do fracasso escolar na escola regular (resultados não satisfatórios, como notas baixas em provas e testes) ocorre e quando o aluno recorre à ajuda exterior (aulas de reforço em escola de idiomas) alcança o resultado esperado pela instituição de ensino regular. Pesquisas com alunos e professores da disciplina (9º ano do ensino fundamental) estão sendo realizadas para melhor compreender o fato que se faz presente. O foco é a troca de experiências com o objetivo de uma instituição ajudar a outra no processo de aprendizagem através deste estudo e sendo um futuro psicopedagogo contribuir para auxiliar ambas as instituições a compreender uma a outra e aplicar, desenvolver e contextualizar estratégias de ensino para alcançar resultados satisfatórios tanto para os alunos quanto para os professores e instituições de ensino. Alguns fatores estão sendo abordados dentro deste estudo, como as teorias de aprendizagem, planejamentos, formação contínua do professor e metodologias de ensino.

Este estudo se faz presente, pois é uma realidade encontrada por professores de língua estrangeira (formados ou acadêmicos) quando enfrentam as duas realidades e assim como eu buscam encontrar uma resposta para sanar as duvidas levantadas pelas pesquisas com o objetivo de suprir as necessidades de todos os envolvidos.

 

Palavras-chaves: Sucesso, fracasso, ensino regular, língua inglesa, cursos de idiomas.


Texto completo: RESUMO