Eventos ULBRA, IX Salão de Extensão (Canoas)

Tamanho da fonte: 
USO DA ROBÓTICA COMO FERRAMENTA AO ENSINO DAS CIÊNCIAS EXATAS
Fernanda Vargas e Silva, Laís de Negri Ribeiro, Jarbas André da Rosa, Roberto Scheid

Última alteração: 26-09-2017

Resumo


O projeto de Extensão Ferramentas e Interações para o Ensino das Ciências exatas tem como um de seus objetivos o uso da robótica como ferramenta ao ensino das ciências exatas a fim de contribuir no processo de ensino-aprendizagem junto a professores e estudantes dos anos finais da educação básica de escolas públicas municipais e estaduais. As Tecnologias da Informação e Comunicação estão cada vez mais presente em nosso dia a dia, e através dela, o processo ensino-aprendizagem se dá de forma diferente. (ZILLI, 2004). Segundo MORELATO et al. (2010) a utilização da robótica como método construtivista de ensino vem sendo bastante explorada em todos os níveis de ensino (fundamental, médio), melhorando a qualidade do aprendizado, uma vez que coloca em prática conceitos teóricos desenvolvidos em sala de aula. O projeto atua como agente integrador, oferecendo oficinas gratuitas às escolas e capacitação de professores em robótica educacional. As oficinas de robótica contempladas pelo Kit Lego Mindstorm são oferecidas para alunos e professores, com 3 encontros de 3 horas cada. Por sua vez, as oficinas constituídas pela capacitação em Robótica Educacional, utiliza o kit Criatecno CT100 (baseado na plataforma Arduino) e são ofertadas aos professores das escolas e secretarias de educação parceiras do projeto, com uma carga horária de 30h. O resultado observado ao final das oficinas vem através de testes realizados no início e fim das oficinas, que questiona os conhecimentos básicos em robótica, e foi observado ao decorrer da mesma um aumento de 19,8% de entendimento na parte das ciências exatas com os alunos na oficina com o Kit Lego, já na oficina de Robótica com o Kit Criatecno foi percebido um aumento de 70% nas mesmas áreas e de 25,2% no conhecimento de robótica por parte dos professores.


Texto completo: RESUMO  |  PÔSTER