Eventos ULBRA, IX Salão de Extensão (Canoas)

Tamanho da fonte: 
ESPAÇOS DE ATUAÇÃO DO PEDAGOGO
PRISCILA VALENTIM DE SOUZA, ALICE Bennenmann, ALINE DA ROSAVIEIRA, AUXILIADORA FERREIRA SARAIVA, BRUNA BORBA PEREIRA, CASSIA BEATRIZ SANTOS FONSECA, FLAVIO MARCELLO CORTES SENHORINHO, GABRIEL MUNCHEN, GABRIELA ROCHA PICANÇO, GISELE DA SILVA ALVES, JESSICA KASPER MARQUES ABRAÃO, JESSICA USSINGER TERLAN MACHADO, LENISE LIMAS LOPES, MICHELE DA CUNHA BARRA, MIRELA GOMES FEL, PAULA NESSY TULINI, SHENIA SANTOS MUNIZ, SILVIA AZEVEDO PEREIRA, LUCIANA PEIXOTO CORDEIRO

Última alteração: 21-09-2017

Resumo


RESUMO: Na disciplina de Pedagogia em Ambientes Escolares e não Escolares, do Curso de Pedagogia da Ulbra Canoas, foi realizada, pelos alunos, uma pesquisa para verificar as concepções dos acadêmicos iniciantes no referido Curso sobre A atuação do Pedagogo em Ambientes Escolares e não Escolares. A metodologia utilizada baseou-se na aplicação de um questionário, aplicado junto a acadêmicos que ainda não haviam cursado a disciplina em pauta.  Este trabalho se fez importante, pois propiciou que os alunos praticassem o exercício de pesquisa, sua análise e elaboração de conclusões. Oportunizou, também, a relação entre a teoria e a prática, uma vez que tiveram que buscar na teoria, conceitos e conhecimentos para embasar as respostas obtidas. Dentre os resultados da pesquisa realizada, pode-se citar: As entrevistadas compreendem que para ser um pedagogo se deve buscar métodos diferenciados e inovadores, planejando atividades atrativas e buscando novos conhecimentos; podemos apreender que é preciso ampliar, junto às acadêmicas conhecimento sobre a atuação do pedagogo em diferentes espaços, identificamos falta de clareza em relação aos termos educação formal,   não formal e informal. A atuação do pedagogo está muito além da docência, sendo necessária sua presença sempre onde há processos de aperfeiçoamento pessoal e profissional. São desafios para a pedagogia de certa forma manter-se sempre na vanguarda, inovando e buscando qualidade nos processos educacionais, sejam na esfera do formal e do não-formal.

 

 


Texto completo: RESUMO