Última alteração: 21-09-2017
Resumo
RESUMO: Na disciplina de Pedagogia em Ambientes Escolares e não Escolares, do Curso de Pedagogia da Ulbra Canoas, foi realizada, pelos alunos, uma pesquisa para verificar as concepções dos acadêmicos iniciantes no referido Curso sobre A atuação do Pedagogo em Ambientes Escolares e não Escolares. A metodologia utilizada baseou-se na aplicação de um questionário, aplicado junto a acadêmicos que ainda não haviam cursado a disciplina em pauta. Este trabalho se fez importante, pois propiciou que os alunos praticassem o exercício de pesquisa, sua análise e elaboração de conclusões. Oportunizou, também, a relação entre a teoria e a prática, uma vez que tiveram que buscar na teoria, conceitos e conhecimentos para embasar as respostas obtidas. Dentre os resultados da pesquisa realizada, pode-se citar: As entrevistadas compreendem que para ser um pedagogo se deve buscar métodos diferenciados e inovadores, planejando atividades atrativas e buscando novos conhecimentos; podemos apreender que é preciso ampliar, junto às acadêmicas conhecimento sobre a atuação do pedagogo em diferentes espaços, identificamos falta de clareza em relação aos termos educação formal, não formal e informal. A atuação do pedagogo está muito além da docência, sendo necessária sua presença sempre onde há processos de aperfeiçoamento pessoal e profissional. São desafios para a pedagogia de certa forma manter-se sempre na vanguarda, inovando e buscando qualidade nos processos educacionais, sejam na esfera do formal e do não-formal.