Eventos ULBRA, IX Salão de Extensão (Canoas)

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ESPAÇO COLETIVO DE ESCUTA E VIVÊNCIAS AOS FAMILIARES DOS ALUNOS EM ATENDIMENTO NO PROJETO CIEPRE
Sonia Lima, Ivan Basegio, Beatriz Paim, Gisele Locatelli, Rebecca Franco, Kennedy Soldi, Lucimara Pereira, Carolina Schuler, Mário Sonntag, Jacicléia Storki

Última alteração: 21-09-2017

Resumo


O presente trabalho tem como objetivo relatar o atendimento realizado com as famílias dos alunos participantes do Centro Interdisciplinar de Estudos em Psicomotricidade Relacional - CIEPRE. O Centro atende crianças, adolescentes e adultos com deficiência. Atuam no centro professores e alunos dos cursos de Graduação em Educação Física, Pedagogia, Fisioterapia, Serviço Social, Bacharelado em Estética, Artes Visuais, Teologia e Psicologia. Apresenta quatro programas: atendimento às famílias; atendimento às pessoas com deficiência, Formação acadêmica e Capacitação Docente. O programa de apoio à família, tem como objetivo promover melhorias na autoestima e qualidade de vida dos familiares dos alunos em atendimento no Projeto CIEPRE. O grupo de familiares é formado por 44 pessoas com idades entre 25 e 65 anos. O trabalho é desenvolvido por uma equipe multiprofissional. Entre eles, um Pastor Luterano, uma Assistente Social, um Psicomotricista e uma estagiária do Curso de Psicologia. Os atendimentos são realizados em grupo e acontecem semanalmente na Universidade Luterana do Brasil, no prédio 55, com duração de 90 minutos. As intervenções permitem descobrir, transformar e enriquecer o modo de relacionamento interpessoal de cada um dos membros, da partilha de experiências comuns, habitualmente determinantes para o seu bem-estar físico, emocional e espiritual. Mediante aplicação de técnicas específicas a equipe propõe ao grupo vivências de várias situações que visam ajudar os participantes a alcançar os seus objetivos de crescimento pessoal, tais como: o autoconhecimento, a troca de experiências afetivas, a melhora da auto-imagem, da autoestima, consciência dos papéis sociais e reconhecimento de sintomas do desequilíbrio emocional. Os resultados são expressivos, pois alguns familiares relatam no decorrer dos atendimentos que evidenciam mudanças em seus comportamentos diários com relação ao cuidado de seus filhos com deficiência. Ações dessa natureza podem contribuir para que familiares de pessoas com algum tipo de deficiência possam melhorar sua qualidade de vida, favorecendo o autoconhecimento e a aquisição de repertório para enfrentamento de suas dificuldades.

Palavras Chave: Apoio a família. Qualidade de vida. Pessoa com deficiência.


Texto completo: PÔSTER