Eventos ULBRA, IX Salão de Extensão (Canoas)

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PROJETO DE EXTENSÃO: AMBIENTE E CIDADANIA
Orlando Albani de Carvalho, Jussara Alves Pinheiro Sommer

Última alteração: 26-09-2017

Resumo


AMBIENTE E CIDADANIA: A CONSTRUÇÃO DE UM PROJETO

PINHEIRO SOMMER, Jussara A1.; CARVALHO, Orlando Albani de2

RESUMO

Projeto de Extensão Ambiente e Cidadania voltado à alunos das modalidades EAD e presencial objetivando-se em relacionar os temas da cidadania e do ambiente, objetivando-se em uma práxis ambiental cidadã. Tendo por base teórica os conceitos de cidadania, ambiente e diversidade socioambiental, o projeto se estrutura na realização de quatro etapas, com objetivos e atividades distintos, definidas em: a) Divulgação do projeto; b) Capacitação; c) Etapas de Campo; e  d) Ações nas Comunidades.

PALAVRAS-CHAVE: práxis ambiental, socioambiental, educação ambiental.

 

INTRODUÇÃO

Desenvolvido pelo curso de Geografia-ULBRA (Canoas/RS), o Projeto de Extensão Ambiente e Cidadania é voltado à alunos das modalidades EAD e presencial e objetiva-se em relacionar dois tópicos cuja relação, na atualidade  é direta. Envolver-se com os temas da cidadania e do ambiente, de maneira geral, podem remeter o extensionista tanto a questões de ordem ética e política como da esfera sócio-material, isto é, do espaço/ambiente, em si, produzido pela sociedade. A Geografia – campo disciplinar ao qual se ligam os professores do projeto – é uma ciência espacial que visa a análise  e  explicação de locais, distribuição, padrões e interação entre fenômenos na superfície da Terra, considerando as relações entre natureza, sociedade e trabalho (produção) e os ambientes daí resultantes. Os temas Ambiente e Cidadania são, portanto, tanto necessários na atualidade, no sentido de estabelecer-se com clareza essa relação, como possibilita diálogos multidisciplinares e interdisciplinares, quesitos esses desejáveis e imprescindíveis em atividades de cunho extensionista, buscando, assim,   tanto a integração como a cooperação entre diversos saberes disciplinares com o objetivo de perceber o ambiente de modo complexo. Essa percepção ambiental ou, conforme a expressão consagrada por Enrique Leff, esse  “saber ambiental”, sendo complexo (interdisciplinar), conduz a “uma reflexão sobre a construção social do mundo atual”3  fundamental para a cidadania, a   formação pessoal e a formação acadêmica. A qualidade ambiental é inextricável da cidadania tomada como “o direito a ter direitos”. Todo ser humano tem direito a um ambiente – compreendido aqui como o conjunto de condições, circunstâncias e influências sob as quais vive uma comunidade – com qualidade adequada ao bem viver (ao que poderíamos denominar “justiça ambiental”). Deste modo o ambiente não se dissocia do cidadão através das interações entre um e outro, entre ambiente e cidadão e vice-versa. Cidadania, assim, significa tanto a percepção do entorno (ter consciência das condições dadas e daquelas que seriam ideais) como de envolvimento com as possibilidades de mudança; ou seja, cidadania é práxis. Em nosso caso, uma práxis ambiental cidadã que conduza o extensionista tanto à reflexão crítica como da realização de ações no meio comunitário.

Dentro desta perspectiva o desafio metodológico se estabelece, pela inserção  e contato com os alunos voluntários participantes do projeto, em plataformas online. Os objetivos do projeto é envolver alunos, sejam eles dos cursos EAD ou presenciais da ULBRA, na realização de atividades em comunidades com problemas socioambientais, visando conscientização ambiental, a melhoria na qualidade de vida e a construção da cidadania dos moradores desses locais.

METODOLOGIA

Tendo por base teórica os conceitos de cidadania, ambiente e diversidade socioambiental, o projeto se estrutura na realização de quatro etapas, com objetivos e atividades distintos, definidas em: a) Divulgação do projeto; b) Capacitação; c) Etapas de Campo; e  d) Ações nas Comunidades.

A etapa de divulgação constituiu na elaboração de material explicativo, em formato digital (e-flayer); divulgação e convites com o suporte do Laboratório  de Aprendizagem Virtual (LAV); criação de sala virtual para hospedar o projeto, pelo LAV, contatos por e-mail com alunos que demonstram interesse no projeto, disponibilização de documentos ( Termo Aluno Voluntario) para cadastro dos interessados, Cadastro dos alunos voluntários na sala virtual do projeto .

A Capacitação é a etapa de contato com aspectos teóricos/conceitual, legais e normativo, aos quais o aluno voluntario tem acesso visando ampliar o seu escopo de conhecimento para que ele possa conhecer, elaborar e planejar intervenções. A capacitação foi organizada em dois módulos, na plataforma Netaula, na sala virtual do projeto Ambiente e Cidadania. O primeiro módulo para sensibilizar os participantes através de filmes (documentários) e o segundo modulo de caráter teórico e normativo com a disponibilização de material conceitual e de  legislação, especificamente, poluição.

Etapa de Campo é o momento do aluno realizar investigação sobre problemas socioambientais de sua comunidade, tento por base de ação uma escola e sua comunidade. O aluno voluntario realiza um levantamento fotográfico de problemas na comunidade, descreve e compartilha os dados por meio de um FORUM. A Escolha pela ferramenta FORUM foi definida pela possibilidade de explicitar os eventos identificados nas distintas localidades e promover um debate entre os alunos voluntários. Também nesta etapa realiza um contato com moradores, aplicando um instrumento de pesquisa ( questionário).

A partir dos problemas ambientais identificados o aluno planeja ações integradas com a comunidade escolar que esta submetida. As ações  planejadas são enviadas em FORUM na Netaula para discussão com os coordenadores e também colegas. Após essa etapa o aluno voluntario poderá realizar a atividade planejada na escola, visando compartilhar e abrir o dialogo com a mesma na busca de soluções para os problemas identificados.

RESULTADOS PARCIAIS

A construção metodológica proposta no projeto Ambiente e Cidadania propicia a articulação entre os conhecimentos acadêmicos, das distintas áreas do conhecimento, a troca e o compartilhamento de ideias e também de ações. As etapas propostas ainda estão ocorrendo, visto que possuem um cronograma anual. O número de alunos voluntários inscritos no primeiro semestre de 2017 foi dez. O resultados, dadas as características do projeto, são parciais. Na etapa de capacitação verificou-se a participação de 20% dos alunos no fórum. Os problemas ambientais indicados pelos alunos em seus municípios foram: desmatamento de mata ciliar, assoreamento de rios, queimadas para a criação de áreas agrícolas associadas ao cultivo de soja, com o comprometimento da fauna.

 

CONSIDERAÇÕES FINAIS

O projeto de extensão em desenvolvimento visa relacionar dois conceitos fundamentais da vida cotidiana: ambiente e cidadania. Nesse sentido objetiva- se que o aluno explore possibilidades de conhecimento e participação em comunidades nas quais se insere. A problematização crítica do ambiente  (meio) através da capacitação visa o desenvolvimento de uma práxis ambiental que promova a conscientização tanto do aluno como das comunidades em que ocorrerão ações por parte dos mesmos. Através da participação dos alunos observamos que a temática ambiental é presente em seus cotidianos, sendo o curso que propomos uma ferramenta que lhes dá suporte conceitual para uma melhor percepção das questões socioambientais. A modalidade EAD demonstra-se efetiva em capacitar o aluno para a construção de uma cidadania efetiva, voltada para a análise crítica e propositiva da problemática ambiental, e que deverá concretizar-se através de ações em escolas nas comunidades.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

LEFF,     Enrique.    Saber     Ambiental:     sustentabilidade,     racionalidade, complexidade, poder. – Petrópolis/RJ: Vozes, 2001.

PINSKY,Jaime; PINSKY, Carla B. (orgs.). História da Cidadania. São Paulo: Contexto, 2016.

 

 


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