Última alteração: 21-09-2017
Resumo
RESUMO
O Projeto Pequeno Soldador tem como objetivo introduzir técnicas de soldagem e conhecimentos de processos de fabricação mecânica para jovens oriundos de escolas públicas, através de oficinas direcionadas que utilizam as técnicas mais utilizadas nas indústria metal-mecânica. Os conceitos são introduzidos de forma lúdica e interativa. Neste trabalho são apresentados o desenvolvimento das atividades realizadas nas aulas teóricas e práticas abordando os temas com Eletrodos Revestidos e MAG.
INTRODUÇÃO
Os cursos de Engenharia Mecânica e Automotiva através do projeto pequeno soldador proporcionam ao jovens provenientes de comunidades carentes a possibilidade de aprender técnicas de soldagem e processos de fabricação mais utilizados nas indústrias metalmecânica. O projeto segue as novas diretrizes curriculares do ensino superior onde 10% da carga horária das disciplinas deve ser utilizada na extensão, propiciando aos alunos da graduação participar de atividades extensionistas. Através desta interação o projeto possibilita a aplicação dos conhecimentos da graduação, aprimoramento de relações humanas, desenvolvimento de trabalhos em equipes e organização no ambiente de trabalho.
METODOLOGIA
Inicialmente foi realizada a seleção dos alunos do Colégio Estadual Bento Gonçalves que participaram de aulas teóricas e práticas, ministradas por alunos voluntários da graduação no FabriTec (ULBRA), que ocorreram nas sextas das 14:00 às 17 h, ode foram introduzidos conhecimentos de materiais e unidades de medidas. Após introduziu-se o processo fabricação e técnicas de soldagem eletrodo revestido e MAG, finalmente foi realizada atividade prática.
RESULTADOS E DISCUSSÃO
Os resultados alcançados evidenciam que as aulas teóricas e práticas ministrados cumpriram sua função na formação dos alunos. Houve progressão no aprendizado, pois os alunos planejaram a executaram as tarefas, vislumbraram as etapas das atividades e efetuaram os processos de soldagem.
CONSIDERAÇÕES FINAIS
Conclui-se através da avaliação dos alunos que o objetivo foi alcançado, tanto com relação aos alunos da universidade, que foram os instrutores, como com os alunos da comunidade, através da qualidade de construção mecânica das peças fabricadas.