Tamanho da fonte:
SAÚDE BUCAL DE ESCOLARES: UMA VISÃO ACADÊMICA
Última alteração: 19-09-2017
Resumo
Em comunidades de baixo nível socioeconômico verificam-se limitações nas condições de vida como pouco acesso a bens públicos, sendo um deles atenção à saúde. Logo, espera-se que existam diferenças gritantes de nível de saúde bucal entre estudantes de escolas públicas e privadas. O projeto Mantendo Sorrisos do curso de Odontologia proporciona vivência com escolares tanto de camadas sociais mais elevadas pertencentes às organizações de ensino do setor privado, quanto de camadas sociais menos elevadas, ou seja, organizações do setor público, oportunizando a avaliação clínica da condição de saúde bucal e comparação em relação à quantidade de dentes cariados entre alunos destas escolas. Este trabalho possui como objetivo relatar a experiência vivenciada acerca da expectativa da condição de saúde bucal apresentada por escolares. As edições do projeto Mantendo Sorrisos consistem na atividade de educação em saúde bucal realizada com crianças entre 5 e 8 anos através de atividades lúdicas, escovação dentária orientada, aplicação tópica de flúor e exame da cavidade bucal. Este trabalho é do tipo relato de experiência e um acadêmico do terceiro semestre do curso de odontologia da ULBRA-Campus Canoas. A experiência foi adquirida quando o acadêmico participou do projeto Mantendo Sorrisos durante o ano de 2016. As vivências acadêmicas do trabalho em campo tornaram possível a averiguação por parte do acadêmico de que a cárie, mesmo sendo uma doença que possui relação com fatores socioeconômicos e comportamentais, ainda ocorre uma prevalência maior do que o esperado em escolares do setor privado, e uma quantidade além da estimada em escolares do setor público. Além disso, o projeto de Extensão Mantendo Sorrisos permitiu aos acadêmicos participantes vivenciar a atuação do cirurgião-dentista no contexto da programação e realização de atividades preventivas para manutenção da saúde bucal. Ainda, a experiência enriqueceu o aprendizado acadêmico a respeito da realidade de saúde bucal de escolares em diferentes estratos sociais levando a uma reflexão crítica das políticas de saúde vigentes e do ensino odontológico.