Última alteração: 19-09-2017
Resumo
INTRODUÇÃO
No contexto contemporâneo, as crianças estão diante de uma infinidade de informações e recursos tecnológicos (ALVES, 2008). As tecnologias influenciam diretamente nos comportamentos através do mundo digital, pela adoção de hábitos, muitos deles inadequados desde os primeiros anos da infância. Com isso, a realização de oficinas para pais e responsáveis tem grande importância quando essas crianças estão em processo terapêutico fonoaudiológico, uma vez que, quando o terapeuta orienta, obtém co-participação destes, possibilitando assim a mudança de hábitos inadequados, por atividades que possibilitem melhor desenvolvimento da linguagem.
METODOLOGIA
Foi realizada uma oficina para os pais e responsáveis dos pacientes atendidos pelo estágio de Linguagem Infantil, do Curso de Fonoaudiologia da Universidade Luterana do Brasil, localizada em Canoas/RS. A oficina teve duração de uma hora e abordou os aspectos do desenvolvimento infantil, estando dentre estes o uso das tecnologias digitais para o uso infantil, bem como o impacto deste no desenvolvimento geral das crianças.
RESULTADOS E DISCUSSÃO
Segundo Barbosa (2013), ao brincar com objetos tecnológicos, como o computador, celular, tablet, site com jogos educativos, as crianças aprendem por meio do jogo simbólico, desenvolvendo a imaginação e promovendo a autonomia das mesmas. Entretanto, com o exagero no uso, os impactos negativos podem ir do atraso no desenvolvimento geral da criança, aos aspectos emocionais e sedentarismo. Ao todo, estiveram presentes 15 pais e responsáveis. Estes participaram de uma dinâmica em grupo sobre como relacionam-se com os filhos e manejam as suas dificuldades, trocando diversas experiências entre si.
CONSIDERAÇÕES FINAIS
Os participantes transmitiram suas dúvidas e foram orientados sobre a importância do brinquedo e do brincar, da interação social e de que forma o uso das tecnologias digitais é uma aliada para um efetivo desenvolvimento geral da criança.