Eventos ULBRA, IX Salão de Extensão (Canoas)

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O PROJETO DE EXTENSÃO “A ESCOLA NA UNIVERSIDADE”: FORMAÇÃO, CONTRIBUIÇÕES E PERSPECTIVAS PEDAGÓGICAS
Cristiano Neves da Rosa, Flávio Py Mariante Neto, Eliziane Oliveira De Souza, Evellyn Nicolly Mautone Neves, Ivaldo Silva Monteiro Júnior, Josiane Margarete de Araújo Fassini, Luciano Henrique Cristo e Silva, Michele Da Silva Lopes Borges, William Soares Weissheimer, Vinicius Silveira Brito, Raquel Tamara Cardoso Pereira

Última alteração: 03-10-2017

Resumo


O projeto “A Escola na Universidade: Vivência em Práticas Corporais e Avaliação da Saúde” desenvolve suas ações desde o primeiro semestre de 2016, atendendo crianças e jovens escolares da Rede Pública de Ensino da Região Metropolitana de Porto Alegre/RS. O público atendido cursa do 1ª ao 9ª ano do ensino fundamental, no qual, vivencia amplo repertório de práticas corporais nos diferentes espaços do Complexo Esportivo da Universidade Luterana do Brasil (ULBRA/Canoas-RS) como as Quadras Poliesportivas, Tatame de Lutas, Pista de Atletismo, Campo de Futebol, uma vez por semana, no turno da tarde, no qual a cada semana, alunos de um ano específico se dirigem até a universidade com o professor responsável para vivenciar as atividades ofertadas. Outro dos objetivos do projeto de extensão é a formação acadêmica e profissional dos discentes de graduação do Curso de Educação Física. A partir disso, por meio de observações e conversas com os alunos que trabalham no projeto, percebemos que a execução das atividades tem possibilitado a qualificação do acadêmico. Dois pontos chamaram a atenção para inferir essa afirmativa: o primeiro deles é a preparação para os estágios obrigatórios. Os alunos relataram que o trabalho no projeto proporcionou e/ou está proporcionando mais segurança no que tange a abordagem e o trabalho com os alunos nos ambientes formais e não formais de ensino. O segundo ponto de destaque é o que foi chamado de “retaguarda” pelos alunos. As aulas são realizadas em grupo, com um discente no papel de protagonista da ação. Porém, ao perceber que há outros “professores” envolvidos no planejamento e na execução das aulas, o discente sente-se mais seguro e confortável para ministrar as aulas. Sendo isso muito importante para a formação, em especial para aqueles alunos que estão iniciando no curso. Concluímos, então, que o projeto tem sido positivo na formação dos alunos dos cursos de licenciatura e bacharelado em Educação Física e que a dinâmica adotada na organização do projeto tem sido profícua para o trabalho pedagógico discente.


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