Última alteração: 12-11-2020
Resumo
INTRODUÇÃO
A Rede de Atenção à Saúde para Pessoa com Deficiência foi criada em 2012, seu objetivo é a inclusão dessa parcela da população aos serviços do SUS, promovendo qualidade de vida e saúde. No Brasil, a Instituição mais conhecida que apoia os portadores de deficiência é a APAE - Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais -, que presta atendimento especializado gratuito, visando maior participação dos especiais com a comunidade a qual está inserida.
OBJETIVOS
Compreender o funcionamento e a sistematização da rede em âmbito municipal, regional e nacional; assimilar o objetivo primordial da rede, que se define como a busca pela ampliação do acesso e da qualificação do atendimento à pessoa portadora de deficiência.
METODOLOGIA
Este trabalho baseou-se nas seguintes fontes: indicadores de saúde relacionados às pessoas com deficiência e entrevista realizada com profissional inserida na rede. As informações bibliográficas foram extraídas do Plano Estadual de Saúde (RS), período de 2016-2019; censo de 2010 do IBGE; site da APAE do município de Caxias do Sul; Portarias 792 e 1.060 do Ministério da Saúde.
RESULTADOS
Mostrou-se que 23,8% (2.549.691) da população gaúcha possui deficiência, seja física, auditiva, intelectual ou visual. Porém, nem todas necessitam dos serviços que compõem a Rede de Cuidados à Saúde da Pessoa com Deficiência. Deste total, estima-se que 36,65% (934.705 pessoas) tenha deficiência severa. Segundo o IBGE de 2010, o município de Caxias do Sul registrou 104.444 pessoas portadoras de alguma espécie de deficiência, equivalente a aproximadamente 24% da população total da cidade. A APAE de Caxias do Sul é uma entidade beneficente de assistência social que presta atendimento especializado e gratuito há 61 anos no município, realizando atendimento direto aos deficientes e suas famílias, fazendo parte da rede municipal socioassistencial de Caxias do Sul.
CONCLUSÕES
Conclui-se que a APAE realiza um trabalho importante dentro da Rede de Atenção à Pessoa com Deficiência, trazendo inclusão, equidade e autonomia a essa população através de eventos e oficinas, além de promover bem-estar e saúde. Com o projeto, conclui-se que a Instituição e a Rede influenciam positivamente a vida dessas pessoas, ressaltando a fundamentalidade do engajamento social, por meio de ações solidárias para o mantimento destas.
Palavras-Chave: APAE RS, Pessoa com Deficiência, Políticas em Saúde, SUS.
Referências completares
1 Ministério da Saúde Portaria 1.060 de 2002
2 Ministério da Saúde Portarias 792 do
3 Secretaria Estadual de Saúde. Plano Estadual Saúde Plano Estadual de Saúde, do Rio
Grande do Sul, anos de 2016-2019;
4 IBGE, 2010;
5 APAE do município de Caxias do Sul.