Última alteração: 12-11-2020
Resumo
PALAVRAS-CHAVE: liga acadêmica, interdisciplinar, formação profissional, educação em saúde.
INTRODUÇÃO: As ligas acadêmicas são grupos, em que os discentes podem colocar em prática atividades que se baseiam no tripé ensino, pesquisa e extensão das universidades. A primeira liga acadêmica do Brasil surgiu em 1920, na USP, faculdade de São Paulo, para o combate a sífilis1. Nos anos 90, sob influência da constituição de 1988, as ligas estudantis popularizaram-se, complementando a formação dos estudantes1. A Liga Acadêmica de Saúde Coletiva (LASC) iniciou suas atividades, no segundo semestre de 2017, com o intuito de integrar alunos de diferentes cursos da área da saúde para ampliar o conhecimento técnico e humano dos acadêmicos e principalmente, o desenvolvimento do trabalho em equipe interprofissional. OBJETIVOS: Relatar como as vivências proporcionadas por uma liga acadêmica podem contribuir para a formação profissional dos acadêmicos e beneficiar a comunidade por meio de ações de educação e promoção de saúde. METODOLOGIA: Relato de experiência com base nas vivências dos ligantes durante o período de 2017 a 2020. DISCUSSÃO : A interdisciplinaridade e o trabalho em equipe são fundamentais na área da saúde, já que seu objeto de estudo, o ser humano, é complexo e merece um olhar global e integrado. Além disso, o trabalho em equipe auxilia na ampliação do conhecimento dos profissionais que trabalham na área da saúde. Neste contexto, a LASC é constituída por alunos de diversos cursos como medicina, enfermagem e serviço social com o intuito de sair de um modelo individualizado para um modelo mais dinâmico e integrativo. O trabalho em equipe é interessante para que o aluno aprenda a trabalhar com outras pessoas que possuem ideias, conhecimentos, análises e percepções diferentes das situações e ensina a escutar e respeitar opiniões diferentes. A LASC auxilia no aprofundamento do conhecimento, a partir de discussões de casos que vão além da sala de aula, estimula a produção científica e, como consequência, aprofundamento no estudo de diversos assuntos relacionados à saúde. Nesse contexto, as ligas incentivam a pesquisa e a ciência e isso é importante pelo fato de que no Brasil, algumas das áreas da saúde, não desenvolvem estudos científicos. As ligas também fazem palestras, seminários e encontros sobre os mais variados tipos de assuntos, com o objetivo de divulgar e ampliar o conhecimento para quem busca mais informação. CONCLUSÃO: As ligas acadêmicas têm papel fundamental na promoção de conhecimento de forma inovadora. A LASC, promove a interdisciplinaridade, a
integração e a proatividade dos estudantes universitários das mais variadas áreas, isso é fundamental na formação dos profissionais da área da saúde diferenciados, uma vez que, com as trocas de experiências há a ampliação de conhecimentos além do curso de formação. Logo, há a possibilidade de se pensar na saúde sobre outra ótica, ou seja, a LASC, com o trabalho em equipe, ensina os estudantes da graduação que todos que compõem a área da saúde, são importantes para o funcionamento do SUS.
REFERÊNCIAS
1BOTELHO, Nara Macedo. Ligas Acadêmicas Artigo de Revisão. Revista Paraense de Medicina; Volume 27; Dezembro de 2013;
Autora Principal: Lívia Fogaça Capuano capuanolivia@gmail.com.