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EDUCAÇÃO PERMANENTE: AVALIAÇÃO DAS AÇÕES EDUCATIVAS NA PERSPECTIVA DOS AGENTES COMUNITÁRIOS DE SAÚDE DE CANOAS-RS
Última alteração: 12-11-2020
Resumo
Introdução: O protagonismo da Estratégia da Saúde da Família (ESF) perpassa por açõesarticuladas entre gestores, profissionais de saúde, ensino e a comunidade 1 . Visando a criação devínculo entre o sistema de saúde e a população, desponta o Agente Comunitário de Saúde (ACS)como um elo entre o setor saúde e as políticas que promovem a qualidade de vida da população.Entretanto, a atuação deste profissional precisa estar respaldada por ações educativasinterprofissionais que fortalecem e qualificam o processo de trabalho em saúde, implicando narelevância da educação permanente 2 . Neste contexto, parcerias interinstitucionais favorecem aintegração ensino-serviço-comunidade, cujas ações conjuntas colaboram na inserção do discente daárea saúde em cenários que estimulam a atuação interdisciplinar e interprofissional dos estudantespor meio de iniciativas que tem a pretensão de qualificar os profissionais de saúde, como porexemplo os ACS, e causar impacto positivo sobre a saúde da população 3 . Objetivo: analisar aopinião dos ACS a respeito das ações educativas sobre sífilis, desenvolvidas pelos acadêmicos doPrograma Ensino pelo Trabalho para a Saúde/Interprofissionalidade. Metodologia: trata-se de umestudo descritivo-quantitativo, com 265 ACS distribuídos em 24 Unidades Básicas de Saúde deCanoas, no período de setembro a dezembro de 2019. Resultados: as oficinas obtiveram nível deaprovação “excelente” de 37,7% dos ACSs, seguido de 31,7% classificaram como “boa”, enquantoque 1,1% consideraram como regular e 29,4% não responderam. A ação atingiu 80% dos ACS,tendo o deslocamento como maior entrave para estes profissionais, visto que esta categoria nãorecebe auxílio-transporte. Considerações finais : a avaliação positiva sobre as ações educativascorroboram a relevância da educação permanente como iniciativa potencializadora que valoriza osprofissionais de saúde no seu processo de trabalho 4 , e como espaço favorável para odesenvolvimento da aprendizagem compartilhada e interprofissional na Atenção Básica.