Última alteração: 12-11-2020
Resumo
INTRODUÇÃO: O Ambulatório de Dermatologia Sanitária de Porto Alegre/RS,iniciou suas atividades na década de 20 e integra a rede de serviço público estadual.É um serviço ambulatorial que conta com equipe multiprofissional e atendepacientes com HIV/Aids, DST, diversas patologias dermatológicas, além de serreferência especializada estadual em diagnóstico e tratamento de hanseníase. Ahanseníase, é uma doença crônica, transmissível, de notificação compulsória einvestigação obrigatória em todo território nacional 1 . Desde 2010, a meta deprevalência da doença é ter menos de um caso por cada 10.000 habitantes a qual jádeveria ter sido alcançada em todos os municípios do País 2 . OBJETIVO. Conhecer aestrutura e o funcionamento do Serviço Estadual de Referência para usuários dehanseníase de Porto Alegre e analisar indicadores de saúde referentes ahanseníase. METODOLOGIA: Trata-se de um relato de experiência de alunos docurso de Enfermagem e integrantes da Liga de Saúde Coletiva-LASC através devisita ao Ambulatório de Dermatologia Sanitária de Porto Alegre e análise osindicadores de saúde referente a hanseníase no período 2014 e 2018.RESULTADOS: Durante o 2014-2018 o número de novos casos no Brasil teve umaredução de 26%, mas mantem-se maior prevalência em mulheres na faixa etária de10 a 14 anos (49,7) e homens entre 70 a 79 anos (60,7%), população branca(71,4%) e negra (6,4%) 2 . No Serviço estudado, os atendimentos que predominamsão em adultos entre 40 e 50 anos e idosos de ambos os sexos e atualmente há 30usuários em tratamentos ativos e em torno de 60 pós tratamento hanseníase. Nesteperíodo de pandemia ocorreu redução de atendimentos. A equipe que compõe oserviço para Hanseníase são: médicos, enfermeiros, fisioterapeuta, bioquímico etécnico de enfermagem e conforme necessidade de psicólogo e assistente social.São realizadas avaliações de incapacidade física, tratamento padrão e alternativopara hanseníase, avaliação de contatos, curativos e acompanhamento póstratamento. CONCLUSÃO: O trabalho permitiu compreender a temática daassistência prestada pelo ambulatório de dermatologia aos pacientes comhanseníase, bem como o conhecimento sobre a estrutura e equipe multiprofissional,agregando muito na formação profissional.Descritores: Ambulatório de Dermatologia Sanitária, Hanseníase, Indicadores dahanseníase.
Referências:
1 Hanseníase: o que é, causas, sinais e sintomas, tratamento, diagnóstico eprevenção Ministério da Saúde. Disponível em: <https://saude.gov.br/saude-de-a-z/hanseniase>. Acesso em: 01 jul. 2020.
2 Boletim epidemiológico de hanseníase 2020.Secretaria de Vigilância emSaúde/Ministério da Saúde. Disponível em:< https://www.saude.gov.br/images/pdf/2020/May/22/boletim-hanseniase-2020-web.pdf >. Acesso em: 01 jul. 2020.
3 Plano Nacional de Eliminação da Hanseníase em nível municipal 2006-2010.Disponível em: < http://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/hanseniase_plano.pdf >.Acesso em: 01 jul. 2020.