Última alteração: 12-11-2020
Resumo
A educação para o trânsito é primordial na sociedade atual, pois vive um cenário brutal com diversas formas de agressões ao indivíduo e seu cotidiano. Diante do exposto, o presente trabalho teve como objetivos investigar o conhecimento prévio sobre o comportamento de risco e assertivo no trânsito; desenvolver uma atitude crítico- reflexiva sobre essa temática, oportunizar momentos de aprendizado; promover habilidade de síntese acerca do conhecimento adquirido; socializar o material construído em formato de campanha de prevenção; e, desenvolver habilidades sociais de comunicação. Trata-se de um relato de experiência de estágio em Prevenção e Promoção da Saúde, realizado no ano de 2019, numa escola pública estadual da cidade de Canoas/RS. Participaram 49 alunos distribuídos em duas turmas do quinto ano. Foram realizadas quatro oficinas, quais sejam: 1) conhecimento prévio; 2) Desenvolvimento de uma atitude crítico-reflexiva; 3) Construção de material didático; e, 4) socialização do conhecimento. Nas oficinas foram construídos materiais lúdicos, como cartazes, desenhos, pergaminhos e maquetes, sendo estas últimas socializados com os alunos do quarto ano. O conhecimento prévio envolvia questões similares referentes à sinalização do trânsito e referentes ao tráfego. A partir da realização das oficinas, pode-se observar um avanço sobre a importância dos comportamentos assertivos no trânsito, entretanto, apresentaram dificuldades de comunicação ao se apresentarem aos colegas. O psicólogo pode atuar em atividades de educação e reeducação para o trânsito ou em programas de segurança viária. No Brasil, para melhorar o trânsito necessita-se uma formação melhor do condutor a partir de uma educação dos aspectos psicológicos implícitos. Ter indivíduos melhor preparados psicologicamente no contexto do trânsito traz melhor qualidade de vida para as pessoas.