Eventos ULBRA, XII SALÃO DE EXTENSÃO

Tamanho da fonte: 
O BRINCAR EM FAMÍLIA NA PANDEMIA POR COVID-19
Thais Lucini, Betina Ermel, Gabriela Stoffel, Eduarda Saggin, Martina Oxley, Carmen E. Rieth

Última alteração: 12-11-2020

Resumo


O Projeto Brincando e Aprendendo percebendo as mudanças que têm ocorrido na rotinas familiares desde o início da pandemia pela COVID-19, pesquisou como tem se dado o brincar das crianças durante esse período. A pesquisa foi quantitativa, via Google Forms e teve 64 participantes, sendo pais, mães, irmãos, avós, tios, primos, dindas e cuidadores que estiveram ou estão com crianças de 0 a 14 anos durante a pandemia. O resultados mostram variações no que se refere aos níveis de isolamento, sendo que apenas uma pequena parcela ainda se mantém totalmente isolado. Sobre a rotina do brincar mais de 50% dos pesquisados dedicam de 1h a 3h por dia, enquanto 12,5% brincam menos de 1h por dia, 9,4%  não tem tempo para brincar com a criança e 9,4% dos pesquisados brincam mais de 4h por dia. As brincadeiras mais citadas foram com uso de eletrônicos e ao ar livre, e em menor percentual também com uso de brinquedos, de faz de conta, séries em família, uso de tintas e  exercícios físicos. Concluímos que apesar das mudanças devido a pandemia, os adultos em geral tem dedicado um tempo para brincar com as crianças. O uso de eletrônicos tem feito parte da rotina das crianças com muita frequência, mas também as brincadeiras ao ar livre continuam junto para incentivar o lúdico na criança


Texto completo: RESUMO  |  POSTER