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OS DESAFIOS E AS POSSIBILIDADES VISLUMBRADAS NO ACOLHIMENTO EM UNIDADES BÁSICAS DE SAÚDE
Evelyn Silva da Rosa, Gisele Ribeiro Seimetz, Angela Maria Pereira, Augusto Volkart Torre

Última alteração: 12-11-2020

Resumo


RESUMO

Introdução O acolhimento é uma prática presente em todas as relações de cuidado, nos encontros reais entre trabalhadores de saúde e usuários, nos atos de receber e escutar as pessoas, podendo acontecer de formas variadas4. Diferentes núcleos profissionais potencializam o atendimento mais abrangente, tendo como objetivo a humanização das relações, com intuito de estabelecer vínculo e responsabilização das equipes com os usuários, já que aumenta a capacidade de escuta às demandas apresentadas5.

Objetivo Apresentarmos as percepções das três autoras no que refere-se o acolhimento humanizado realizado em duas Unidades Básicas de Saúde (UBS ́s) da região metropolitana de Porto Alegre/RS, visto que após o advento do SUS faz-se necessário diferentes arranjos organizativos na saúde coletiva. Há que se ressaltar que o processo de construção do Sistema Único de Saúde (SUS), Lei nº 8080 de 1990 (BRASIL, 1990), tem exigido a implementação contínua de diferentes modos de organização dos serviços, e produção de novas tecnologias em saúde coletiva. Método Realizamos a observação participante e as anotações em caderno de campo no que se refere o acolhimento como uma das demandas espontâneas que chegam às UBS´s, referência para territórios com um contingente populacional entre 39.000 até 49.000 hab./cada. Resultados e discussão Destaca-se dentre esses dispositivos o acolhimento como uma das estratégias na inter-relação com o usuário na intervenção profissional, visando à humanização, o vínculo, à integralidade do cuidado de saúde de indivíduos, famílias e 

comunidades. A observação e anotações nos possibilitaram afirmarmos que há a uma demanda superior a capacidade de atendimento dessas Unidades de Saúde. Então, como forma de descaracterizar um atendimento que prioriza a ordem de chegada do usuário na atenção básica de saúde, o acolhimento representa uma das formas de organizar a demanda e dar uma resposta positiva aqueles/as que procuram os serviços. Considerações Não trata-se de uma tarefa simples uma vez que, nem todos conseguem ser atendidos pelos serviços de imediato. Diante disso, cabe a gestão dos processos de trabalho no âmbito da atenção básica de saúde por meio de ações programáticas potencializarem o acolhimento humanizado e a atuação interdisciplinar no cotidiano desses serviços para esse fim.


PALAVRAS-CHAVES: Acolhimento; Atuação interdisciplinar; Integralidade.



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