Eventos ULBRA, XII SALÃO DE EXTENSÃO

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ADAPTAÇÃO DO ITEM INTEGRALIDADE DO PCATOOL SAÚDE DA CRIANÇA Á SAÚDE BUCAL: CONSTRUÇÃO DE CONSENSO PELO MÉTODO DELPHI
Audrey Oliveira Rutkoski, Gabriela Machado, Rafaela Kasper, Caren Serra Bravanesco, Myrian Christina Correa da Camara Hewson Brew

Última alteração: 12-11-2020

Resumo


A Atenção primária a Saúde (APS) é a base de entrada do usuário na rede de saúde brasileira, o Sistema Único de Saúde (SUS). O Brasil é o único país que contém o cirurgião-dentista na composição da sua equipe. Atualmente, conta com quase 29.700 equipes de saúde bucal e um dos desafios encontrados pelo SUS foi a capacidade de qualificar e avaliar a rede. O instrumento muito utilizado para avaliar o grau de orientação dos serviços disponibilizados pelo sistema é o Primary Care Assessment Tool - Brasil (PCATool). O objetivo deste estudo é construir um consenso entre os experts na área de saúde bucal nas ações que integram o cuidado odontológico infantil em APS, para adaptação do instrumento PCATool - Brasil Saúde da Criança à Saúde Bucal, versão usuários, no quesito integralidade, que ainda não foi validado. Para isso, foi utilizado o Método Delphi como delineamento para o estudo, que contou com um questionário composto por 10 perguntas objetivas alusivas aos serviços propostos e prestados (Integralidade) na Odontopediatria na APS. Através de rodadas iterativas os 18 especialistas selecionados entraram em consenso, após três baterias de retroalimentação, as perguntas que deveriam compor o quesito de integralidade para adaptar o instrumento PCATool – Brasil Saúde Bucal. Como resultado, após 3 rodadas, um questionário contendo 9 perguntas com alto grau de consenso foi estabelecido pelos especialistas. O estudo ocasionou uma importante discussão sobre a relação da escolaridade materna com a prevalência de cárie na criança, assim como a presença de um protocolo nas Unidades Básicas de Saúde (UBS). O estudo apoia a adaptação de um instrumento que avalie os serviços prestados na saúde bucal infantil na APS.


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