Última alteração: 12-11-2020
Resumo
O artigo apresenta uma análise sobre a publicidade promovida por influenciadores digitais em face dos princípios consumeristas, com enfoque nos princípios da transparência e o da confiança. Inicialmente, abordamos as características do sujeito pós-moderno na sociedade da informação, seguida da análise da relação estabelecida entre influenciadores digitais e aqueles que o seguem. Diante disso, pontuamos os meios de comunicação que estes líderes de opinião utilizam para promover a publicidade, bem como as características da denominada publicidade invisível. Ademais, apresentamos estatísticas, dados e conceitos acerca do uso, por parte da sociedade, das redes sociais sob a ótica das necessidades e comportamentos da denominada “Geração Y”, cuja característica maior revela-se na conectividade e interatividade. Considerando o método de pesquisa, utilizamos a metodologia dedutivabibliográfica. No que tange aos resultados das discussões analisadas, identificamos a violação dos princípios da transparência e da confiança diante da ausência de informações dos produtos e serviços divulgados por meio da publicidade promovida pela figura do influenciador digital. É perceptível vislumbrar, também, que o consumidor e o influencer exercem uma relação pautada em uma falsa percepção de proximidade, situação já identificada pelas marcas e empresas que utilizam desses ídolos digitais como uma estratégia de marketing, tendo em vista que os influencers obtém maior alcance que os anúncios publicitários tradicionais.