Última alteração: 15-11-2021
Resumo
BACK, Gisiane Carvalho[1]; DUARTE, Amanda Caroline Lessing1; KOPP, Maria Cristina da Silveira1; NUNES, Cristiane de Barros1; OLIVEIRA, Dilnéia Ferraz do Couto1; SANTOS, Bianca Machado de Lima1; SANTOS, Maryana Beatriz dos1; SOUZA, Rosângela dos Anjos1; KLEIN, Simone Karine2; RHEINHEIMER, Marione2
Palavras-chave: Alfabetização e letramento; Formação do leitor; Projeto social
O contexto pandêmico decorrente do Sars Cov 2 – COVID 19 exigiu, de todos, o isolamento social, dentre outras drásticas medidas de prevenção para mitigação da pandemia. Dentre as mudanças sofridas por grupos sociais, instituições e pessoas, as Escolas tiveram de readequar-se às medidas de isolamento, implementando aulas remotas para atendimento aos objetivos educacionais (LIMA, 2020). As crianças, especialmente aquelas dos anos iniciais – ênfase para 1º e 2º anos – são as que maior defasagem vivenciam, face aos processos remotos de alfabetização. O objetivo é oferecer aulas de aprimoramento à alfabetização e ao desenvolvimento da escrita e leitura para crianças de comunidade sociovulnerável, da região próxima à ULBRA, na cidade de Gravataí. As atividades são conduzidas por acadêmicas do curso de Pedagogia, sob orientação da coordenação e professores do Curso. São 24 crianças, divididas em dois turnos, de 1º ao 5º anos da Escola Áurea Céli Barbosa. O local das atividades são a brinquedoteca e sala de aula do prédio 3 da ULBRA Gravataí. Desenvolvem-se atividades lúdicas para aprimoramento de processos de alfabetização, embasadas em leitura, escrita e interpretação, mediante prévia elaboração de planos de aprendizagem elaborados pelas acadêmicas ministrantes. O projeto iniciou em 24 de setembro de 2021. Face ao recente início, os resultados visíveis, até o momento, são a motivação das crianças em retornarem aos estudos e a ansiedade para terem sua alfabetização aprimorada.
[1] Acadêmicas do curso de Pedagogia
2 Orientadoras do projeto, ULBRA, ROTARY e Simonekleinrs@yahoo.com.br.