Tamanho da fonte:
MODELAGEM DE NEGÓCIOS: O ESTUDO DA EMPRESA DE AUTOPEÇAS D’MOURA
Última alteração: 11-11-2021
Resumo
O atacado de autopeças elétricas trata-se de uma empresa familiar, com atendimento B2B, composta por dois sócios e dois colaboradores. Localizada na cidade de Criciúma/SC e atuante no mercado há mais de dez anos. Seus clientes são oficinas mecânicas e auto elétricas. Possui um mix bem variado de produtos, sendo de peças novas e remanufaturadas (peças danificadas que foram consertadas e comercializadas novamente) e conta com mais de quinze fornecedores. Este trabalho tem como objetivo geral analisar por meio de uma ferramenta diagnóstica a relevância do levantamento de dados e controle das informações para tornar possível o crescimento e gerenciamento da organização. E seu objetivo específico é, através da utilização e aplicabilidade do método 5W2H e do Canvas da Proposta de Valor, possibilitar um maior controle e gerenciamento da empresa como um todo, visando compreender melhor seus clientes. No presente estudo foram utilizadas metodologias como, reuniões semanais entre os membros do grupo, pesquisa documental e exploratória in loco com o professor orientador e os sócios. Também foram desenvolvidas entrevistas gravadas, questionários aplicados aos sócios e clientes e, ainda, realizada a análise quantitativa e qualitativa dos dados obtidos. O grupo espera que com a utilização da ferramenta 5W2H, os sócios consigam solucionar os problemas atuais e prevenir os problemas futuros do negócio. Além de controlar e organizar os processos que irão auxiliar na tomada de decisão, bem como oferecer um atendimento cada vez mais eficaz a seus clientes. O trabalho visa demonstrar a necessidade e importância da gestão de estoque para a empresa, utilizando ferramentas para melhor visualização e planejamento dos sócios. E com a aplicabilidades destas, espera-se que tenham uma melhor organização, e próspero crescimento.