Tamanho da fonte:
BOOK TRAILER E LEITURA
Última alteração: 21-09-2016
Resumo
O Programa de Leitura Fome de Ler desenvolve, desde 2014, o Festival Book Trailer, com interesse crescente de leitores e mediadores de leitura. O III Festival Book Trailer (edição de 2016) tem a finalidade de ampliar o universo de leitores/autores e o diálogo tecnologia/literatura a partir da participação dos estudantes e dos acadêmicos de Extensão do Programa como produtores de mídia – book trailer - sobre as obras literárias dos escritores de 2016 e de anos anteriores. Insere-se na linha de pesquisa Literatura Infantojuvenil e leitura, com ênfase em “Estudo de teorias da leitura, leituras intersemióticas e formação do leitor; teorias da literatura infantojuvenil obras e autores do gênero”, sob a coordenação de Angela da Rocha Rolla. O objetivo desta pesquisa-ação no âmbito do Programa Fome de Ler é desenvolver metodologia de leitura literária que permita alcançar níveis mais avançados de letramento que as tecnologias digitais demandam através de novas formas de criar/ler e interagir com o texto. O experimento foi desencadeado em quarenta e duas escolas municipais de Canoas e dez escolas privadas da rede Ulbra desafiando os professores e alunos a desenvolver uma nova metodologia de leitura literária através da produção de book trailers. A concepção desta proposta metodológica, inédita no meio educacional, tem a coordenação da pesquisadora, com a participação, em 2016, da bolsista de extensão Andressa Knapp e de acadêmicos voluntários. Seja com atores em cena, desenhos, animação com bonecos de massinha, ilustrações da obra, personagens e cenários criados a partir de objetos ou inúmeras outras modalidades de interpretação de uma obra literária, o book trailer mostrou-se um divertido processo criativo que pode ser transformado em um exercício de leitura multimídia. Este novo gênero constitui-se como uma metodologia que desafia o olhar, pensar, fazer, compartilhar e aprender. Todas essas competências bastante familiares aos docentes e discentes não foram abandonadas, muito pelo contrário, são cada vez mais importantes em um mundo hiperconectado que depende de trabalho em equipes e em redes. O Festival, em sua terceira edição em 2016, está sendo desenvolvido através de encontros de assessoramento, experiências compartilhadas entre as escolas e elaboração de vídeos pelas equipes inscritas, finalizando com apresentação e avaliação tendo como jurados os próprios alunos das escolas do Programa. Nesse ano, foram 25 vídeos inscritos e 1200 alunos envolvidos como jurados. A proposta de inserção do book trailer como ferramenta pedagógica mostra-se desafiadora e com potencial para um novo caminho na formação de leitores/autores de mídia impressa e/ou digital.
Texto completo:
RESUMO EXPANDIDO
| POSTER