Última alteração: 02-09-2016
Resumo
Diante do desafio de criar um filho com limitações, os pais se veem inseridos em um novo contexto de desenvolvimento diferente do habitual. Esta nova condição gera inseguranças e dúvidas em relação ao desenvolvimento neuropsicomotor e futuro do bebê. Durante a evolução do tratamento fisioterapêutico proporcionado a criança com transtornos no desenvolvimento neuropsicomotor são geradas expectativas e sentimentos relacionados as dificuldades constatadas. Objetivos: conhecer as expectativas das mães de crianças com transtornos no desenvolvimento neuropsicomotor em relação ao desenvolvimento psicomotor e tratamento fisioterapêutico de Estimulação Precoce e descrever os sentimentos das mães em relação a seus filhos com transtornos no desenvolvimento neuropsicomotor em tratamento fisioterapêutico de Estimulação Precoce. Caracterização da pesquisa: observacional qualitativa descritiva do tipo estudo de caso. População e amostra: 10 mães de crianças com transtornos no desenvolvimento neuropsicomotor em tratamento fisioterapêutico de Estimulação Precoce no projeto de Extensão Atenção Fisioterapêutica Comunitária na Infância na Clínica Escola de Fisioterapia da ULBRA / Canoas / RS. Instrumentos de coleta de dados: será utilizada a entrevista semi-estruturada. Procedimento de coleta de dados: a pesquisa está sendo realizada na Clínica Escola de Fisioterapia com as mães de crianças com transtornos no desenvolvimento neuropsicomotor. As mães estão sendo submetidas a entrevista semi-estruturada com 8 questões. Estas estão sendo gravadas e serão transcritas na íntegra e no mês de setembro/2016 serão analisadas pela Análise de Conteúdo de Bardin. Estudos abordando o tema de relações entre mães e filhos são frequentes, mas pouco ainda se aborda sobre sentimentos e expectativas das mães em relação ao desenvolvimento neuropsicomotor e futuro de seus filhos com transtornos psicomotores na fisioterapia.
Palavras - chave: desenvolvimento neuropsicomotor; Estimulação Precoce; transtornos no desenvolvimento psicomotor.