Eventos ULBRA, VIII Salão de Extensão (Canoas)

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Projeto Promoção de Práticas em Gerenciamento Ambiental
Jenifer Panizzon, Natalia Aparecida Soares, Rage Weidner Maluf, Nathalia Souza Becker

Última alteração: 18-10-2016

Resumo


A Educação Ambiental é uma ferramenta que auxilia na formação de cidadãos cientes da importância em conhecer, entender e aprender a cuidar do meio ambiente em que vivem. A Universidade Feevale, através do projeto Promoção de Práticas em Gerenciamento Ambiental, vinculado ao programa “Educação Ambiental na Bacia Hidrográfica do Vale do Sinos”, juntamente com seus professores e alunos de graduação, busca estimular ações que contribuam para a discussão sobre sustentabilidade e a melhoria da qualidade de vida de seus cidadãos. O projeto é direcionado a capacitação de professores da comunidade escolar nas diferentes problemáticas envolvendo o meio ambiente e o gerenciamento de seus recursos. Estão sendo desenvolvidos materiais didático-pedagógicos com a participação de docentes das escolas básicas municipais, contemplando cinco módulos: água, solos, resíduos, energia e biodiversidade. As metodologias empregadas, além de oportunizar os professores das redes públicas a vivenciar e compartilhar novos conhecimentos a respeito dos temas trabalhados nos diferentes módulos, também buscam capacitá-los para atuarem como multiplicadores dos saberes adquiridos junto de seus alunos. O programa abrange cidades pertencentes à Bacia Hidrográfica do Sinos. No ano de 2016 as cidades contempladas com o projeto foram Araricá, onde foram realizados três workshops com 32 professores participantes; Nova Hartz, na qual foram realizados três workshops com 12 participantes e Campo Bom, que até o momento foi realizado um workshop, com a participação de 41 docentes, totalizando 85 professores beneficiados. Além da estruturação de um pensamento crítico junto à comunidade referente às questões ambientais de seus municípios, o processo de construção de indivíduoseducados ambiental e ecologicamente é gradual e deve sempre ser multidisciplinar. O projeto permitirá uma maior aproximação dos alunos e professores da realidade em que estão inseridos, tornando o sistema de ensino-aprendizagem mais significativo.


Texto completo: RESUMO EXPANDIDO