Eventos ULBRA, VIII Salão de Extensão (Canoas)

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INOVAÇÕES NA PRÁTICA DOCENTE: MOTIVAÇÕES E COMPROMISSOS
Samuel Andrade, Raissa Brunauth, Gisele Palma

Última alteração: 14-09-2016

Resumo


Ao longo do desenvolvimento da Oficina “INOVAÇÕES NA PRÁTICA DOCENTE - MOTIVAÇÕES E COMPROMISSOS”, ministrada a um grupo de professores da rede municipal de Canoas, participantes do Projeto de Extensão de Ensino de Matemática pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul – Campus Canoas (POEMA), nós, licenciandos em Matemática, bolsistas do referido Projeto, percebemos que existem múltiplas concepções acerca de inovação, de educação e de inovação na educação. Inovação é um termo bastante utilizado e, em muitos casos, entendido como sinônimo de mudança. No entanto, compreendemos que a mudança não tem, necessariamente, caráter intencional, enquanto que, inovação, constitui-se por mudanças intencionais, implicando, assim, na ruptura de paradigmas instituídos. Pretendemos, com esse estudo, discutir sobre as implicações na organização do cenário educacional atual, frente a não-diferenciação entre inovações e mudanças quaisquer na educação. Levantamos, também, os seguintes questionamentos: “Utilizar-se de tecnologia garante a inovação?”; “Quais são as características de uma educação inovadora?”; “Como uma educação inovadora pode auxiliar no ensino e na aprendizagem?”; “É possível promover inovação na educação em uma escola tradicional?”; “A inovação é institucional ou é um processo individual?”; e “Como agir frente a alunos que rejeitam a inovação devido ao costume imposto pela formação tradicional?”. A oficina provocou, assim, em um processo de formação continuada de professores, a reflexão a cerca das inovações na educação: concepções, tecnologias, dificuldades, fatores que mobilizam os professores a inovarem suas práticas profissionais.


Texto completo: RESUMO EXPANDIDO