Última alteração: 01-09-2016
Resumo
Introdução
O câncer bucal é a terceira neoplasia maligna mais frequente no Brasil e, aproximadamente, 74% dos pacientes com esta doença necessitam de radioterapia. Os pacientes acabam sofrendo os danos causados pela radioterapia como a hipossalivação e xerostomia que é a sensação de boca seca. A utilização da terapia laser de baixa potência (TLBP), na prevenção ou tratamento da xerostomia tem demonstrado resultados promissores. A TLBP promove a redução do desconforto, a biomodulação do processo inflamatório e estímulo da salivação, o que tem reflexo na qualidade de vida dos pacientes.
Objetivos
Avaliar o efeito da TLBP sobre a xerostomia radio-induzida nos pacientes pertencentes ao projeto de extensão “Serviço Odontológico de Suporte ao Paciente Oncológico”.
Perpectivas
Pretende-se que a utilização da TLBP nos pacientes irradiados, proporcione uma melhor qualidade de vida, diminuindo, não somente a xerostomia e aumentando a salivação, como também a doença cárie, disgeusia, disfagia, que são complicações frequentes na cavidade bucal, decorrentes da radioterapia na região de cabeça e pescoço.