Última alteração: 09-09-2016
Resumo
Sabemos que o esporte é uma importante ferramenta para formação das pessoas, a partir da década de 1990 um aumento na oferta de projetos educacionais – públicos, empresariais, ONG’s ou iniciativas autogeridas – vinculados às atividades artísticas e esportivas, que declaravam ter como objetivo criar novas possibilidades frente a um mundo de violência e carência (afetiva, financeira, de chances, de lazer) ao quais os jovens estão expostos A possibilidade de ações voltadas à inclusão social é de relevante benefício já que possibilitam aos indivíduos uma ação complementar, favorecendo crescimento psicomotor e cognitivo através da atividade física, além é claro de melhorar o relacionamento interpessoal. Seguindo este aspecto as escolinhas esportivas da ULBRA/Gravataí têm como objetivo trazer às crianças da comunidade uma oportunidade a pratica esportiva orientada para o desenvolvimento. Este estudo é resultado das experiências vivenciadas nas escolinhas da ULBRA/Gravataí, bem como de uma revisão na literatura. O público atendido é em média 50 crianças por dia de 9 a 16 anos e estão dispostas da seguinte forma: Futsal nas terças e quintas das 14:00 às 16:00 e Vôlei nas terças e quintas das 14:30 às 16:00. As aulas estão divididas em: treinamento físico, treinamento Técnico/tático e coletivo, seguindo um cronograma definido no início de cada semestre. As crianças são incentivadas as iniciativas de liderança, sociabilidade, espírito de equipe e disciplina. São realizadas avaliações físicas no início e final do semestre, como forma de medir a evolução física e desenvolvimento das crianças, através do protocolo do PROESP. Dadas as afirmações, as ações tomadas e as experiências vivenciadas, pode-se afirmar que este projeto tem uma boa aceitação da comunidade, o que sinaliza que as medidas tomadas são positivas e importantes na comunidade.
Palavras chave: Inclusão social; desenvolvimento corporal; desenvolvimento cognitivo.