Última alteração: 16-09-2016
Resumo
A atenção básica inclui ações de saúde individuais e coletivas, que envolvem a promoção e proteção da saúde, bem como a prevenção de doenças, o diagnóstico precoce e o tratamento. Envolve também a reabilitação do indivíduo, a redução de danos e a manutenção da saúde (BRASIL, 2012). As políticas de saúde reconhecem o espaço escolar como espaço privilegiado para práticas promotoras, preventivas e de educação para saúde (BRASIL, 2009). O projeto de extensão Saúde em Foco, do curso de Enfermagem da Universidade Luterana do Brasil – Campus Torres, trabalha com os adolescentes das escolas da região buscando contribuir na construção de valores pessoais, crenças, conceitos e maneiras de conhecer o mundo interferindo diretamente no conceito social da saúde.
No primeiro semestre de 2016, as ações foram desenvolvidas em uma escola municipal da cidade de Torres, atuando com adolescentes de 12 à 17 anos. Durante três meses, foram realizados encontros semanais de 40 minutos cada, mediante autorização e agendamento com a direção da escola. Os temas abordados envolveram a prevenção de infecções, sexualidade, primeiros socorros, relações de gênero, álcool e drogas, entre outros, sendo desenvolvida uma abordagem educativa problematizadora.
Este projeto semestralmente agrega muitas contribuições para a saúde dos adolescentes, concretizando inúmeras trocas de experiências, e aprendizados diversificados, promovendo a educação e instituindo a cultura da saúde escolar.