Última alteração: 13-09-2016
Resumo
O Escritório Modelo de Arquitetura e Urbanismo ULBRA campus Torres é uma estrutura permanente de prestação de serviços, assistência técnica e consultoria. Seu objetivo é aproximar os alunos da vivência profissional, incentivando a pesquisa e o trabalho em grupo, comuns em escritórios de arquitetura e urbanismo. Para complementar a formação com o aprendizado advindo da experiência prática, valoriza a interdisciplinaridade e a atualização constante nas áreas de atuação do arquiteto. Neste ano desenvolveram-se onze projetos, com a participação de 18 discentes voluntários, um bolsista, dois docentes e dois docentes voluntários.
O Escritório Modelo de Arquitetura e Urbanismo organiza-se em três núcleos: Administrativo, de Ações Comunitárias e de Projetos. A metodologia de trabalho proporciona vivência junto à realidade das comunidades assistidas, estimulando a troca de saberes formais e informais. Os grupos de trabalho (GT) seguem as linhas do Plano Nacional de Extensão: Desenvolvimento Regional; Desenvolvimento Urbano; Educação Profissional; Empreendedorismo; Inovação Tecnológica; Patrimônio Cultural, Histórico e Natural; Pessoas com Deficiências, Incapacidades e Necessidades Especiais. Os projetos desenvolvem-se de acordo com as seguintes etapas: 1) Reunião entre os docentes coordenadores para coleta de dados e informações; 2) Reunião de orientações para o GT, 3) Levantamento físico e fotográfico; 4) Definição de programa de necessidades; 5) Coleta de informações técnicas, normas e leis, 6) Elaboração de estudo conforme diretrizes projetuais; 7) Desenvolvimento de anteprojeto, contendo informações técnicas e especificações.
O resultado obtido foi a conclusão de 5 projetos, sendo três de espaços físicos do campus: Maquetaria do curso de Arquitetura e Urbanismo; Coordenação, áreas de atendimento e sanitário PNE para a Odontologia e Coordenação do curso de Administração. Projeto da logomarca e o selo “Amigos do Patrimônio” para o Conselho Municipal do Patrimônio Histórico Artístico e Cultural. O GT da Aldeia Nhu-Porá teve seu primeiro contato de reconhecimento e definição de métodos de levantamento e de avaliação da satisfação da comunidade. Acredita-se que estas experiências sejam exemplo de como a Universidade pode atuar em parceria com outros órgãos, visando maior aprendizado e ao mesmo tempo prestar serviços eficientes e necessários para a comunidade local.