Última alteração: 10-09-2018
Resumo
INTRODUÇÃO O presente relato refere-se à atividade realizada pelos residentes e a tutora do Serviço Social do Programa de Residência Multiprofissional em Saúde Comunitária da ULBRA Canoas/RS, durante a Jornada de Prevenção à Violência contra a Pessoa Idosa, em 15 de junho de 2018, em alusão ao Dia Mundial da Conscientização de Violência contra a Pessoa Idosa. Embora esse segmento social tenha seus direitos assegurados na Constituição Federal de 1988[1], na Política Nacional do Idoso[2] e no Estatuto do Idoso[3], ainda faz-se necessária a defesa dos direitos humanos frente aos preconceitos e constantes violações a que os idosos são submetidos, razão pela qual emergiu a necessidade de abordar a temática, considerando a violência no sentido do ato ou da omissão, produzidos nas suas relações, nas diversas manifestações e complexidades. OBJETIVO Buscou-se compreender as repercussões dessas violações na vida dos idosos e seu conhecimento sobre os recursos de proteção disponíveis no município de Canoas, bem como socializar indicadores e características presentes nos atos de violência. RESULTADOS E DISCUSSÃO A organização da atividade possibilitou momentos de reflexão e planejamento prévio entre tutora e residentes. A atividade se caracterizou em uma dinâmica de perguntas e respostas com os idosos onde foi dialogado sobre os direitos e recursos disponíveis para este segmento, em especial, aqueles em situação de risco social. Participaram da atividade 26 idosos (16 mulheres e 10 homens), de grupos de convivência e Instituições de Longa Permanência do município. A partir dessa intervenção, foram constatados possíveis obstáculos para a aplicabilidade de uma política mais efetiva na proteção aos idosos, na medida em que suas necessidades físicas, psíquicas, socioculturais, econômicas e históricas precisam ser levadas em consideração no planejamento de projetos, programas e políticas sociais. CONSIDERAÇÕES A ação abordou a violação de direitos dos idosos no âmbito familiar e social e a violência em suas diversas manifestações, bem como os idosos percebem às manifestações da violência em seu dia a dia. Com a propensão ao envelhecimento da população brasileira nas últimas décadas, faz-se necessário conhecer a realidade desse segmento, com vistas a combater todas as expressões de suspeita ou violência contra pessoa idosa.
Palavras-chave: idoso, violência, direitos humanos.
[1] BRASIL. Constituição (1988). Constituição da República Federativa do Brasil de 1988.
[2]BRASIL. Lei nº 8.842 de 04 de janeiro de 1994. Dispõe sobre a política nacional do idoso, cria o Conselho Nacional do Idoso e dá outras providências. Brasília- DF.
[3] BRASIL. Lei Nº. 10.741 de 01 de outubro de 2003, que aprova o Estatuto do Idoso e da outras providências. Brasília: 2004.