Tamanho da fonte:
BRINCANDO COM A LINGUAGEM
Última alteração: 10-09-2018
Resumo
INTRODUÇÃO: O projeto Brincando com a Linguagem atua do 1° ao 4° ano do ensino fundamental, focando no aprimoramento da linguagem oral e escrita sob a perspectiva fonoaudiológica. São utilizados jogos educativos (Kishimoto, 1994), os quais tem por função promover as habilidades linguísticas dos discentes, em consonância com os conteúdos das aulas. METODOLOGIA: Em 2017, foi realizado o diagnóstico das habilidades linguísticas dos alunos de uma escola municipal de Porto Alegre. A partir dele, foram levantadas as principais lacunas do desenvolvimento linguístico desta população e, em parceria com a comunidade escolar, elencados os tópicos a serem trabalhados no ano subsequente. Com os temas definidos, os discentes do Curso de Fonoaudiologia atuantes no projeto buscaram fundamentação teórica e produziram materiais lúdicos para serem aplicados sob o formato de oficinas. No segundo semestre de 2018 estas serão desenvolvidas, sendo os alunos reavaliados quanto às habilidades linguísticas trabalhadas, a fim de se medir a efetividade da ação. RESULTADOS E DISCUSSÃO: Até o momento os resultados obtidos referem-se ao levantamento do diagnóstico realizado. Foram avaliados 311 alunos por meio de 6 protocolos que verificavam as habilidades de fonologia, vocabulário, discriminação auditiva, consciência fonológica e escrita. Após a análise, optou-se, em conjunto com os professores, que os elementos a serem trabalhados seriam vocabulário e consciência fonológica, tendo em vista a importância destes aspectos para o desenvolvimento linguístico e escolar. Além do impacto social gerado por um trabalho especializado, o qual não seria oportunizado senão pela ação do projeto, também se destacam os indicadores de efeito sobre os participantes, uma vez que comungam de uma visão multidisciplinar e voltada para a realidade social, fatores nem sempre explorados durante a formação acadêmica. Ao lado desta experiência, também é resultado do projeto os materiais confeccionados, os quais, de forma lúdica e criativa, transportam o conhecimento teórico aprendido para a prática extensionista. CONSIDERAÇÕES FINAIS: O projeto contribuiu na formação dos graduandos participantes, propiciou maior vínculo da comunidade externa com a universidade, aproximando estas duas instituições em busca de um melhor aprendizado para as crianças.
Texto completo:
RESUMO