Última alteração: 10-09-2018
Resumo
CENTRO DE ESTUDOS DA ATIVIDADE MOTORA ADAPTADA
PROPOSTA DE ESTIMULAÇÃO PARA ADULTOS COM TEA
Anderson Klaus Rosa*
Alens da Rosa Collioni*
Rosilene Moraes Diehl**
tCentro de Estudos da Atividade Motora Adaptada – CEAMA é um projeto de Extensão Universitária do curso de Educação Física da Universidade Luterana do Brasil – ULBRA, criado em 1997 com o objetivo principal de oferecer gratuitamente programas de desenvolvimento das habilidades motoras de pessoas com deficiência no âmbito dos esportes, exercícios e dança. O Centro oferece gratuitamente quatro modalidades de Atividade Física para a comunidade com deficiência: dança, futsal e Circuito Funcional Regular e Circuito Funcional TEA (CF-TEA). O objetivo do Circuito Funcional TEA é a estimulação das habilidades motoras e do condicionamento físico de oito adultos com Transtorno do Espectro Autista. A metodologia propõe uma hora de exercícios físicos, duas vezes por semana, organizados em sete estações, compondo o Circuito Funcional. O aluno percorre as estações de exercícios de correr, subir e descer, saltitar, caminhar/correr em zigzag, arremessar ao alvo, abdominais e caminhar/correr em velocidade. Cada aluno é acompanhado por um instrutor físico durante todo o Circuito. O instrutor motiva o aluno a ficar em cada estação por um minuto, após ele passa diretamente para outra estação. Ao finalizar todo o Circuito o aluno descansa por dois minutos. Repetindo esta série no mínimo três vezes. Os instrumentos utilizados na avaliação das habilidades e do condicionamento físico são: diário de campo e a avaliação do IMC no primeiro dia de aula e após três meses, do aluno com TEA, bem como entrevista semiestruturada com os responsáveis. Conforme os responsáveis os resultados apontam um melhor desempenho das habilidades de todos os exercícios realizados. Ampliando o vocabulário corporal no dia a dia como a perda do medo de subir escadas, rampas, melhora da habilidade de sentar e levantar da cadeira, melhora da disposição nas atividades de vida diária. O resultado através do diário de campo verificou-se melhora das habilidades e disposição física na prática dos exercícios do CF. Houve melhora do IMC dos três alunos que estavam dentro do quadro de sobrepeso/obesidade. Conclui-se que é possível o adulto com TEA praticar exercícios físicos regulares, indo além de atividades recreativas ou propostas simplificadas e infantilizadas ao adulto TEA. É possível propor programas de exercícios onde valorizem um melhor desempenho das atividades da vida diária, bem como a prevenção da obesidade e melhora do condicionamento físico de adultos com TEA.
Pessoas com deficiência; Exercício Físico, Ginástica; Condicionamento Físico.
Referências:
DIEHL, R. M. Jogando com as diferenças. São Paulo: Phorte, 2008.
*Acadêmicas do curso de Educação Física da ULBRA, Canoas.
** Professora coordenadora do CEAMA, ULBRA, Canoas.
rosilenediehl@gmail.com Fone: (51) 992490480