Última alteração: 10-09-2018
Resumo
A aplicação prática da robótica tem sido uma ferramenta útil para auxiliar tanto no ensino da lógica, matemática e conhecimentos específicos, como também nas dinâmicas de interação social e o desenvolvimento da criatividade entre os alunos. Por abranger diversas áreas do conhecimento, dentre as quais destacam-se o raciocínio lógico de programação, mecânica e eletrônica, a equipe de robótica de competição da ULBRA, que atende pelo nome de “NORDICS”, desenvolveu um curso voltado para alunos da educação básica de escolas da rede pública. A equipe NORDICS caracteriza-se como um projeto de extensão universitária formado por alunos e ex-alunos das áreas de engenharia mecânica e elétrica, automação industrial, design, computação e administração e tem por objetivo desenvolver conhecimentos pessoais, profissionais e acadêmicos através da participação em feiras, eventos e competições e, também, por meio da elaboração de cursos relacionados à criação de robôs. Este trabalho consiste em um relato de experiência, no que se refere ao Curso de Introdução à Robótica, ministrado por membros da equipe na Escola Municipal de Ensino Básico Doutor Liberato Salzano Vieira da Cunha, localizada no município de Porto Alegre. A atividade, dividida em quatro módulos (físico-mecânico, eletrônico, programação e montagem), foi voltada para docentes e discentes do Curso Técnico em Administração e realizada na referida escola aos sábados. A partir de um modelo previamente projetado pelos membros da equipe, os alunos aprenderam o passo a passo para montar um robô móvel. A atividade culminou na visitação de um grupo de alunos da escola às dependências da ULBRA, para conhecer o laboratório da Equipe NORDICS e montar um robô a partir do aproveitamento de materiais considerados sucata e lixo eletrônico, com a finalidade de ser levado à escola e mantido como memória da atividade desenvolvida.