Última alteração: 10-09-2018
Resumo
O processo de ensino e aprendizagem deve ser indissociado extensão- pesquisa- ensino, necessitando de universidades participativas e comprometidas com o bem comum. O presente estudo tem por objetivo apresentar a efetivação do processo de ensino e aprendizagem indissociado através da execução do Projeto Mantendo Sorrisos no semestre 2018-1 no município de Canoas. O projeto que tem por finalidade capacitar os acadêmicos de Odontologia no desenvolvimento de ações em saúde bucal para escolares apresenta três categorias de participação dos acadêmicos: voluntário permanente, voluntário esporádico e bolsista. Após a seleção dos acadêmicos voluntários permanentes e bolsistas é distribuída a responsabilidade de organização documental (planilhas de coleta de dados, agenda com as escolas, inscrição de acadêmicos voluntários, solicitações de materiais) e confecção de material didático. As visitas ocorrem semanalmente com a presença de 1 professor, que incluem atividades em saúde bucal, coleta de dados clínicos e distribuição de kits de higiene bucal, quando identificado necessidades odontológicas são encaminhados para as clínicas infantis da Universidade Luterana do Brasil. No primeiro semestre do ano de 2018 o projeto atendeu 242 crianças com idades entre 1 e 9 anos pertencente ao município de Canoas, sendo 2 escolas Privadas da rede Ulbra e 2 escolas públicas municipais infantis. Foram verificadas necessidades odontológicas em 78 (32,2%) das crianças atendidas, sendo que 54 (69,2%) apresentam cárie dentária, 9 (11,5%) apresentam traumatismo dentário e 3 (3,8%) lesões em tecido mole. A atuação do projeto ocorre em outras cidades perante solicitação, no qual é realizada educação em saúde bucal com distribuição de kits de higiene bucal, sendo que no primeiro semestre de 2018 a cidade de Canela teve 24 crianças atendidas com idade entre 2 e 5 anos e 35 crianças atendidas com idade entre 10 e 14 anos na cidade de Triunfo, ambas as escolas públicas. Conclui-se que o Projeto Mantendo Sorrisos propicia aos participantes docentes, acadêmicos e comunidade a reflexão sobre a realidade de saúde bucal de escolares na população brasileira, exercitando assim planejamento e execução de atividades em saúde bucal na comunidade e em meio acadêmico, além de proporcionar qualidade de vida aos escolares.