Eventos ULBRA, X Salão de Extensão (Canoas)

Tamanho da fonte: 
PROJETO MANTENDO SORRISOS, EXERCITANDO COMPETÊNCIAS ACADÊMICAS.
Ivani Cagliari Wuttke, Flávio Renato Reis de Moura, Priscila Humbert Rodrigues, Paulo Oliva de Borba, Myrian Christina Corrêa da Camara Hewson Brew

Última alteração: 10-09-2018

Resumo


O desenvolvimento de competências para coordenação de recursos humanos durante o período acadêmico é fundamental para a formação do cirurgião-dentista. Neste contexto, o objetivo deste trabalho é apresentar um relato de experiência do aluno bolsista do Projeto de Extensão Mantendo Sorrisos. Durante o planejamento das atividades para o ano de 2018 foram previstas ações específicas para o bolsista como: controle da planilha de coleta de dados dos escolares atendidos, organização de agendas com as escolas, dos documentos para inscrição de alunos voluntários, do material utilizado nas visitas, dos alunos para confecção de material didático utilizado nas edições do projeto, condução da lista de material a solicitar para a coordenação de extensão, auxílio na organização de reuniões para capacitação dos alunos e nas atividades práticas nas escolas. Também foi previsto que o bolsista e o professor coordenador do projeto confeccionariam a lista dos alunos participantes para confecção dos certificados. Como resultado evidencia-se a ampla experiência adquirida na condução dos colegas no projeto, colaborando para a efetiva execução do trabalho de campo, bem como, constituindo um momento rico para a troca de experiência entre colegas de diferentes semestres. Em reuniões com os acadêmicos voluntários permanentes confeccionou-se materiais didáticos como jogos, brincadeiras e uma lista de materiais necessários para realizar o trabalho lúdico junto às crianças. Durante a análise das planilhas de coleta de dados verificou-se perda de registros por preenchimento incompleto, sinalizando a necessidade de conscientização dos acadêmicos da importância dos dados e com relação ao quantitativo de alunos que participaram do projeto, até o momento, foi em torno de 44 (70%) de semestres iniciais (1º a 3º). Concluindo, percebe-se que a experiência de trabalho do bolsita no Projeto de Extensão Mantendo Sorrisos contribui para a formação do Cirurgião-Dentista, materializando a gestão de grupo de pessoas que deve atuar com espírito de equipe para obtenção de melhores resultados quando se trabalha com coletivos de pessoas compondo várias interfaces tais como: aluno-professor; bolsista-professor; bolsista-funcionários da ULBRA; bolsista-diretores; e bolsista-crianças. Além do aprendizado acadêmico e profissional fica o agradecimento ao investimento financeiro da ULBRA no processo de formação do aluno bolsista.

Texto completo: RESUMO  |  POSTER