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METODOLOGIA DE COCRIAÇÃO PROJETUAL PARA REVITALIZAÇÃO URBANA DE BAIRROS DESENVOLVIDA PELO LURB – LABORATÓRIO DE URBANISMO
Andressa Marina Mativi Rocha, Priscila Terra Quesada, Danielle Dos Reis Cezar, Ana Flávia Gonçalves Couto, Fabielle Da Costa Vieira

Última alteração: 10-09-2018

Resumo


O LURB é um projeto comunitário desenvolvido por docentes e discentes do curso de arquitetura e urbanismo da ULBRA Campus Santa Maria. Em 2018 está sendo realizado um projeto de revitalização da área verde central do bairro Tancredo Neves. A metodologia é sistematizada em etapas, exploratória (EX), ação (AC) e avaliação (AV). Na etapa (EX) foram realizados levantamentos referenciais, físicos, históricos, bioclimáticos, uso e apropriação da área. Na etapa (AC) foi realizada uma intervenção itinerante durante cinco horas com enfoque nos moradores do bairro para aplicação de questionários, entrevistas e mapeamentos das problemáticas na área. Participaram setenta pessoas e foram atendidos cinquenta moradores. Os moradores destacaram a insegurança da área, a insatisfação com a iluminação, manutenção da vegetação e o descarte inapropriado de resíduos. Grande parte dos moradores acredita que a situação atual é devido à falta de participação da comunidade no planejamento e gerenciamento da área, assim como, demonstraram a intenção de colaborar com a manutenção após a revitalização. A percepção dos discentes e docentes sobre a atividade foi positiva devido ao retorno dos moradores que parabenizaram a iniciativa e demonstraram interesse sobre os assuntos abordados. O impacto social e o efeito causados pela intervenção considerando todos os moradores do bairro foi abaixo do esperado, devido a pouca participação dos mesmos, assim, estão sendo aplicados questionários nas residências para obtenção de um diagnóstico mais abrangente. Também estão sendo realizadas reuniões com as lideranças locais e escolas para a implantação de intervenções temporárias na área simulando o projeto. Na etapa (AV) serão avaliados os efeitos da intervenção, se forem positivos será proposto o projeto de revitalização e se forem negativos - atos de vandalismo e não apropriação - as etapas serão retroalimentadas e novamente aplicadas. Portanto, conclui-se até o momento que a metodologia está sendo conduzida de uma forma sistemática e cíclica no levantamento de dados e cronograma, pois os discentes e docentes observam, avaliam e refletem antes de projetar, envolvendo a participação direta dos moradores em um processo ativo e empoderador, baseado na autorreflexão e cocriação projetual para transformar o bairro em questão.

Texto completo: RESUMO