Última alteração: 10-09-2018
Resumo
Introdução:
Trauma é definido por toda lesão causada por agentes externos. As causas externas modificam-se de acordo com a faixa etária. Contudo, os acidentes de trânsito e a violência são as principais causas de morte por causas externas no Brasil. O projeto de extensão Internos da Cirurgia do Trauma é uma atividade observacional criada pela Liga do Trauma da Ulbra para aproximar os alunos da medicina a esta realidade, proporcionando aprendizado e vivência nesta área da medicina.
Palavras chave: Trauma, Cirurgia do trauma, Liga de Trauma, Ensino em Trauma
Objetivos:
Introduzir os acadêmicos de medicina ao ambiente hospitalar, aprimorar e expandir seus conhecimentos sobre a cirurgia do trauma e seus procedimentos, e exercitar a habilidade de manter uma boa relação médico-pacientes e com seus familiares.
Metodologia:
A atividade consta com 36 alunos de medicina, o qual são divididos em grupos de dois acadêmicos e seguem uma escala de horários para acompanhar os cirurgiões e os residentes da cirurgia do trauma no Hospital de Pronto Socorro Canoas. A atividade é observacional e proporciona o acompanhamento em todo o processo de atendimento até os procedimentos necessários em cada situação.
Resultados:
Os acadêmicos adeptos a atividade observacional do Internato de Cirurgia do Trauma adquirem maior conhecimento sobre a rotina de um Hospital Pronto Socorro, relações Interprofissionais de trabalho, cuidados com pacientes, a importância do contato aos familiares e sobre a cirurgia e procedimentos realizados no trauma.
Considerações Finais:
O conhecimento agregado com a atividade observacional prepara o acadêmico para o meio hospitalar e para a realidade profissional do médico. Ademais, enriquece sua experiência de trabalho em equipe e seu conhecimento na área da cirurgia do trauma.