Eventos ULBRA, X Salão de Extensão (Canoas)

Tamanho da fonte: 
PROJETO DE EXTENSÃO ATELIER DE ARTES CIEPRE
Sonia Lima, Rozemeri Ranzolin, Debora Bianca da Rosa Furtado, Fátima Rosi, Maria Jenessi Freitas, Neuza Evaldt, Solange Silva, Ivan Basegio

Última alteração: 05-11-2018

Resumo


O Centro Interdisciplinar de Estudos em Psicomotricidade Relacional (CIEPRE) é um projeto de Extensão Comunitária da ULBRA que atende pessoas com deficiências, através da Psicomotricidade Relacional. O Atelier CIEPRE contribui no projeto desenvolvendo atividades artísticas, onde os participantes entram em contato com materiais, técnicas e temáticas, estabelecendo contato com formas expressivas e manifestações sensoriais. OBJETIVO: Oportunizar espaço de produções artísticas no aprender a ser, fazer, conhecer e conviver, desenvolvendo competências e habilidades através do contato criativo com formas representativas e expressivas. METODOLOGIA: O atendimento é realizado de forma interdisciplinar pelos graduandos dos cursos de Artes Visuais, Fisioterapia,  Fonoaudiologia  e Pedagogia, orientados pelos professores do Projeto. Os atendimentos são semanais, ocorrem em grupos com 12 participantes, sendo a sessão dividida em três momentos: ritual de entrada através de vivências de relaxamento e combinações, após são desenvolvidas atividades artísticas e no final é realizada uma partilha junto aos familiares explorando as atividades expressivas desenvolvidas como ritual de saída.  CONSIDERAÇÕES FINAIS: Em relação aos participantes, destaca-se o avanço durante o semestre de 2018/1 quanto à organização do tempo, identidade gráfica, redes de convivência e ampliação dos espaços gráficos através das escolhas de materiais e temáticas, bem como a “lupagem” das produções artísticas através de formas representativas, pois as vivências em Artes revelaram aspectos positivos em relação aos participantes autistas que de forma integrada, desenvolveram atividades coletivas, partilhando ideias e materiais. Destaca-se os avanços em relação a percepção e aquisição de controle e desenvoltura emocional, físico e social com exploração e interação do ambiente do qual está inserido. Em relação à participação dos graduandos no projeto fica evidente o aprofundamento conceitual na interface entre teoria e prática frente às vivências artísticas realizadas e a importância da observação perceptiva frente ao Outro, bem como a capacidade como alunos e futuros profissionais em relação a compreensão, vivacidade e habilidade para mediação com diversas formas de expressão. PALAVRAS-CHAVES: Artes, Psicomotricidade Relacional; Expressão, Criatividade

REFERÊNCIAS: VIEIRA, J L; BATISTA, M I; LAPIERRE, A Psicomotricidade Relacional: A teoria de uma prática. Fortaleza: RDS Editora, 2013.

OSTROWER, F. Criatividade e processos de criação. Petrópolis: Vozes, 1987.

BOTTON, Alain; ARMOSTRONG, John,  Arte Como Terapia, São Paulo:Editora: Intrínseca, 2014.


Texto completo: RESUMO  |  POSTER