Eventos ULBRA, X Salão de Extensão (Canoas)

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PROMOÇÃO DE SAÚDE EM ESCOLARES: O ADOLESCER BIOPSICOSSOCIAL
Jordana Grosz, Nadia Krubskaya Bisch, Marcio Piacheski

Última alteração: 10-09-2018

Resumo


A disciplina de psicologia da saúde do curso de Psicologia foi planejada com o objetivo de proporcionar aos graduandos a observação de práticas na área. Dessa forma, dois alunos monitores da disciplina elaboraram a execução do projeto de extensão, que visou contemplar a prática de conteúdos teóricos previstos no plano de ensino, como a perspectiva do modelo biopsicossocial, a atuação em promoção e prevenção de saúde e, interdisciplinaridade. O projeto foi realizado em uma escola da rede municipal do município de canoas. Participaram do projeto 75 alunos de ambos os sexos, entre 12 e 15 anos, das séries finais do Ensino Fundamental, no período de maio a julho de 2018. A partir de duas observações foram elaboradas as intervenções e confecção de materiais priorizando técnicas cognitivo-comportamentais, dinâmicas de grupo e atividades lúdicas.  Na segunda etapa foram realizadas 7 intervenções, com duração de 55 minutos cada. Foram trabalhados os seguintes temas: A saúde biopsicossocial na juventude; Sexualidade e comportamento de risco; Uso de substância; Diversidade sexual e de gênero; violência e preconceito. A construção do conhecimento proporcionou aos adolescentes a possibilidade de desenvolver práticas mais saudáveis e, a prevenção do envolvimento em comportamentos de risco. Com o objetivo de avaliar o aproveitamento das intervenções foi realizada comparação de perguntas no início e ao final da aplicação do projeto. Pode-se perceber que a maioria das perguntas foram sanadas.  Foram observadas mudanças no repertório comportamental no enfrentamento de situações do cotidiano. Vendo que a escola desponta como um local privilegiado de implementação de projetos que promovam a saúde de crianças e adolescentes, o aproveitamento dos mesmos é o próprio indicador de sua necessidade. Já ao que tange a integração da prática com a teoria, os graduandos de psicologia da disciplina, puderam observar as intervenções ministradas pelos monitores, tendo como tarefa elaborar um relatório relacionando a aplicação do projeto com o conteúdo teórico. Desta forma, é possível pensar na maturação de modelos extensionistas na prática de disciplinas teóricas possibilitando o enriquecimento do conhecimento, bem como o desenvolvimento de habilidades profissionais durante a formação acadêmica.

Texto completo: RESUMO