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MINDFULNESS COMO INSTRUMENTO DE PROMOÇÃO E PREVENÇÃO DA SAÚDE DE ESCOLARES
Jucilena Feldmann Dias, William Justiniano, Paula Oliveira Bernardes, Sabrine Konig, Ingrid Francke, Jucilena Zeonara Feldmann Dias, Paula Oliveira Bernardes, Sabrine Konig

Última alteração: 10-09-2018

Resumo


O presente artigo tem como objetivo relatar uma prática de estágio em psicologia e processos educativos realizado através do SECODIE no município de Guaíba, Rio Grande do Sul. As escolas são da rede municipal e estadual. Como método para intervir com o que foi identificado nas observações, utilizou-se como técnica o mindfulness, prática que se caracteriza pelo sujeito estar consciente ao momento presente e sem julgamentos. Dentre os benefícios desta prática manifestam-se o melhoramento da atenção, da ansiedade e de sintomas depressivos, além de potencializar valores como a empatia, a compaixão e a solidariedade.  Este estudo contempla uma descrição narrativa e busca propor alternativas em relação ao que pode ser implementado para alcançar a prevenção e promoção em saúde mental dos alunos. Conclui-se através do relato da prática de estágio em processos educativos a importância de tais intervenções e investimentos precoces no desenvolvimento humano, sobretudo no contexto escolar. Tais problemáticas vivenciadas na escola, na atualidade social revelam a importância da psicologia para este cenário.

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