Eventos ULBRA, X Salão de Extensão (Canoas)

Tamanho da fonte: 
ATUAÇÃO FONOAUDIOLÓGICA EM PSICOMOTRICIDADE RELACIONAL NO PROJETO CIEPRE
Gilberto Mateus Flores, Iriana de Almeida, Evelin Alves, Mariléia Batista, Márcia Duarte, Alexandra Juliani, Natana Magri, Estefani Prado, Ana Silva, Viviane Medeiros Pasqualeto

Última alteração: 10-09-2018

Resumo


INTRODUÇÃO: O curso de fonoaudiologia iniciou sua atuação no Centro Interdisciplinar de Estudos em Psicomotricidade Relacional no Início de 2018-1, promovendo atividades de estimulação de linguagem e aspectos de motricidade orofacial. As sessões possuem abordagem interacionista e interdisciplinar, utilizando o vínculo e ludicidade como recurso terapêutico. Participam crianças, adolescentes e adultos com e sem deficiência, em grupos diversos com objetivo de estimular e/ou adaptar habilidades limitadas e potencializar as já desenvolvidas. METODOLOGIA: Nas sessões foram realizadas atividades de formação de vínculo, organização da brincadeira, estimulação de condutas pré-simbólicas e simbólicas, comunicação alternativa, estimulação de expressividade e compreensão, além de orientações aos  familiares e aos demais terapeutas de outras áreas. RESULTADOS: No espaço de integração e comunicação alcançou-se a interagibilidade e adaptação dos participantes no processo terapêutico, promovendo condições hábeis de aprimoramento das habilidades motoras e cognitivas. Também se estabeleceu meios de comunicação alternativa, visto que 56% dos pacientes não possuem oralidade competente. CONSIDERAÇÕES FINAIS: A fonoaudiologia esta há pouco tempo exercendo seu trabalho no Centro Interdisciplinar Estudos em Psicomotricidade Relacional, porém alcançou resultados significativos. Dessa forma é possível concluir que a atuação fonoaudiológia em espaços de psicomotricidade relacional é de grande relevância e essencial para desenvolver as melhores estratégias terapêuticas e facilitar a comunicação social dos participantes.


Texto completo: RESUMO