Última alteração: 10-09-2018
Resumo
INTRODUÇÃO: O curso de fonoaudiologia iniciou sua atuação no Centro Interdisciplinar de Estudos em Psicomotricidade Relacional no Início de 2018-1, promovendo atividades de estimulação de linguagem e aspectos de motricidade orofacial. As sessões possuem abordagem interacionista e interdisciplinar, utilizando o vínculo e ludicidade como recurso terapêutico. Participam crianças, adolescentes e adultos com e sem deficiência, em grupos diversos com objetivo de estimular e/ou adaptar habilidades limitadas e potencializar as já desenvolvidas. METODOLOGIA: Nas sessões foram realizadas atividades de formação de vínculo, organização da brincadeira, estimulação de condutas pré-simbólicas e simbólicas, comunicação alternativa, estimulação de expressividade e compreensão, além de orientações aos familiares e aos demais terapeutas de outras áreas. RESULTADOS: No espaço de integração e comunicação alcançou-se a interagibilidade e adaptação dos participantes no processo terapêutico, promovendo condições hábeis de aprimoramento das habilidades motoras e cognitivas. Também se estabeleceu meios de comunicação alternativa, visto que 56% dos pacientes não possuem oralidade competente. CONSIDERAÇÕES FINAIS: A fonoaudiologia esta há pouco tempo exercendo seu trabalho no Centro Interdisciplinar Estudos em Psicomotricidade Relacional, porém alcançou resultados significativos. Dessa forma é possível concluir que a atuação fonoaudiológia em espaços de psicomotricidade relacional é de grande relevância e essencial para desenvolver as melhores estratégias terapêuticas e facilitar a comunicação social dos participantes.