Última alteração: 24-09-2018
Resumo
INTRODUÇÃO
O câncer de cabeça e pescoço (CCP) é a quinta neoplasia mais frequente no mundo. Devido à complexidade das implicações bucais geradas pela terapia antineoplásica, é fundamental que o paciente receba acompanhamento multidisciplinar desde o diagnóstico da doença.
O projeto de extensão “Serviço odontológico e fonoaudiológico de suporte ao paciente oncológico” tem o objetivo de prestar assistência nos períodos pré, trans e pós tratamento antineoplásico de pacientes com diagnóstico de CCP. O objetivo deste trabalho é avaliar as atividades desenvolvidas durante o projeto e discutir as perspectivas para o futuro, a partir de uma visão interdisciplinar.
METODOLOGIA
As variáveis demográficas, clínicas e comportamentais dos pacientes atendidos no projeto de extensão foram coletadas dos prontuários arquivados no departamento de Estomatologia do curso de Odontologia da Ulbra e analisadas de forma descritiva e por frequência relativa e absoluta. A análise qualitativa do serviço foi realizada por uma amostra da população, através de uma ficha de avaliação e relato dos pacientes. Os dados foram coletados após consentimento dos pacientes e sua identidade foi mantida sob sigilo.
RESULTADOS E DISCUSSÃO
De acordo com os dados analisados, foram realizados mais de 3000 atendimentos, beneficiando cerca de 500 pacientes. A maioria é do sexo masculino, tabagista e com idade superior a 40 anos. O tipo de câncer mais comum foi o carcinoma espinocelular, tratado com radioterapia. As sequelas mais prevalentes são mucosite, infecções fúngicas, xerostomia, disgeusia e disfagia. O aumento na demanda de complicações orais e fonoaudiológicas levou a necessidade de ampliação do serviço no último ano, transformando o projeto em um serviço multidisciplinar, focado na prevenção, promoção e restabelecimento da saúde bucal, com impacto sobre a qualidade de vida desses pacientes.
CONSIDERAÇÕES FINAIS
O projeto de extensão universitária revela a importância de sua existência na relação estabelecida entre instituição e sociedade, impactando socialmente a comunidade de forma a levar soluções às necessidades dessa parcela da população, consolidando-se através da troca de conhecimentos e experiências entre professores, alunos e população.