Última alteração: 10-09-2018
Resumo
Introdução
Durante a formação, o acadêmico de medicina tem contato restrito com a radiologia, assunto cujo domínio deveria ser pleno para o bom exercício da carreira médica. Assim, visando alterar essa realidade, a Liga do Trauma da Ulbra, em parceria com a Liga de Radiologia, criou o projeto Internato em Radiologia para inserir o aluno na rotina de um hospital, buscando otimizar o aprendizado nessa área.
Objetivo
Relatar a experiência do projeto Internato em Radiologia, o qual tem como objetivo imergir o acadêmico na área radiológica para auxiliá-lo no domínio da interpretação dos exames de imagem por meio de vivência prática.
Metodologia
Acadêmicos de medicina da Ulbra - integrantes das Ligas do Trauma e de Radiologia - tiveram a oportunidade de realizar uma atividade observacional no Hospital de Pronto Socorro de Canoas, no serviço de Radiologia da instituição. As atividades foram organizadas por meio de escalas de horários entre os estudantes para o acompanhamento dos médicos radiologistas durante a realização dos exames de imagem e elaboração dos laudos. O hospital possui aparelhos de Tomografia Computadorizada, Raio-X e Ultrassonografia, dos quais se originaram as imagens que serviram de instrumento de aprendizado para os acadêmicos.
Resultados
A experiência vivenciada pelos integrantes do projeto foi de extremo valor e muito enriquecedora para complementar a formação individual. Destacam-se os aprendizados relacionados a qual tipo de exame é mais indicado para cada situação clínica, bem como suas vantagens e desvantagens e, também, os diferentes preparos e pré-requisitos para cada exame, bem como as técnicas específicas de cada um. Ademais, a atividade observacional permitiu aos acadêmicos realizar a correlação clínica do paciente com os achados nos exames e com os possíveis tratamentos para cada caso, os quais foram muitas vezes discutidos com as equipes de cirurgia da instituição.
Conclusão
O projeto Internato em Radiologia é uma ferramenta valiosa para ampliar os conhecimentos nessa área da saúde, a qual deveria ser abordada com maior ênfase durante a formação acadêmica, visto que é muito presente na realidade diagnóstica da prática médica. Ter afinidade com o assunto, torna a interpretação de exames mais rápida e fácil, tornando o médico mais independente dos laudos na avaliação de seu paciente e mais preciso no seu diagnóstico e conduta.