Eventos ULBRA, X Salão de Extensão (Canoas)

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PROJETO ENGEPRAXIS ULBRA/CANOAS – BLITZ DA CONSCIENTIZAÇÃO UTILIZANDO A PEGADA HÍDRICA E A PEGADA ECOLÓGICA
Vinícius Krebs, Charles Vigne, Cristine Santos de S. da Silva, Ricardo Ângelo Dal Farra

Última alteração: 10-09-2018

Resumo


Integrando o ciclo de atividades do projeto ENGEPRAXIS – Ações em Saneamento Ambiental, em alusão ao Dia Mundial da Água, no dia 21 de março de 2018, foi realizado o cálculo da “Pegada Hídrica” junto a comunidade acadêmica e no dia 06 de junho de 2018 foi desenvolvida a atividade de cálculo da “Pegada Ecológica”, ambas com a intenção de conscientizar e despertar o interesse dos alunos quanto ao uso de recursos naturais promovido pelas suas atividades diárias.     Para o desenvolvimento das atividades, nas dependências do Prédio 14 da Universidade Luterana do Brasil, foram instalados projetor, banners e caixas de som com o objetivo de atrair os alunos durante o intervalo das aulas. Na medida em que se aproximavam, os voluntários do projeto ENGEPRAXIS questionavam-nos se já conheciam a sua Pegada Hídrica/ Pegada Ecológica. No caso de não conhecerem tal conceito, o mesmo era previamente explicado, para posteriormente ser calculado através de um formulário no site da “Water FootPrint” no caso da “Pegada Hídrica” e do uso do aplicativo ‘Deixe sua Pegada Ecológica’, disponível para smartphones para o cálculo da “Pegada Ecológica”. Para o cálculo das pegadas, eram feitas perguntas relativas aos meios de transporte utilizados pelos participantes, uso de eletroeletrônicos, hábitos alimentares, tipos de alimento consumidos, etc. As respostas eram introduzidas no formulário ou no aplicativo, que por fim resultava na quantidade de água consumida em m³. ano-1 para a “Pegada Hídrica” e de planetas necessários para sustentar uma população total hipotética da Terra com os mesmos hábitos do participante através de uma correlação direta com a quantidade de recursos naturais utilizados pelos seus hábitos para a “Pegada Ecológica”.   Os resultados apresentaram uma variação natural devido à diversidade de hábitos dos alunos, o que permitiu comparações com seus colegas e discussões relativas às atividades mais impactantes praticadas. Como resultado global da atividade, verificou-se o interesse dos participantes pelo assunto e promoveu-se uma conscientização nestes, permitindo correlacionar seus hábitos e o uso de recursos naturais para suplantá-los.      Como conclusão, verificou-se que o cálculo da Pegada Hídrica e Pegada Ecológica proporcionou uma reflexão dos participantes quanto aos seus hábitos cotidianos.


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