Última alteração: 10-09-2018
Resumo
O projeto de Extensão Educação Matemática e Ludicidade visa integrar a teoria e a prática na formação inicial dos estudantes de licenciatura por meio da divulgação do conhecimento adquirido pelos acadêmicos na atividade extensionista. Tal projeto promoveu a inserção da acadêmica envolvida no contexto escolar, a partir da formação de professores. Inicialmente foi realizado estudo sobre o lúdico e a sua utilidade em sala de aula, no qual ficou evidente a necessidade de abordar conteúdos de diferentes formas, buscando desmistificar a seriedade e monotonia da aprendizagem matemática, e a importância do uso de jogos matemáticos, não como meios recreativos e sim como facilitadores de aprendizagem. A divulgação de conhecimentos ocorreu por meio de uma oficina pedagógica, realizada com um grupo de 58 professores da Educação Infantil da Rede Municipal de Educação de Três Coroas, RS. A oficina intitulada “Desenvolvendo conceitos matemáticos na Educação Infantil por meio da ludicidade” foi proposta com o intuito de apresentar a ludicidade como um caminho possível na construção dos conhecimentos matemáticos desde a Educação Infantil. A oficina foi desenvolvida em 3 momentos: iniciou-se com uma abordagem referente à ludicidade na aprendizagem, a diferença entre o brincar e o jogar, cuidados e benefícios que decorrem do uso de atividades lúdicas no processo de ensino e aprendizagem da Matemática. Em seguida foram apresentados e experienciados diferentes jogos didáticos, buscando desenvolver conceitos como: seriação, classificação, quantificação, adição e subtração. Neste momento, os professores participantes demonstraram-se bastante receptivos ao que era proposto, colaborando com dicas de adaptações para as atividades. Para finalizar houve uma reflexão sobre o papel do professor como mediador do conhecimento e como suas ações dentro da sala de aula refletem na construção do conhecimento por parte do aluno. Desta forma, a ação extensionista possibilitou a troca de experiências e o desenvolvimento pessoal e profissional da acadêmica envolvida. A acadêmica destaca que a participação do projeto de extensão auxiliou na compreensão da importância de atividades que vão além da sala de aula na graduação, bem como a continuidade dos estudos, a busca pelo saber e a necessidade de algo que motive aos seus alunos.