Eventos ULBRA, X Salão de Extensão (Canoas)

Tamanho da fonte: 
A MEDIAÇÃO COMO INSTRUMENTO DE RESOLUÇÃO DE CONFLITOS FAMILIARES NO OBSERVATÓRIO DA VIOLÊNCIA E DIREITOS HUMANOS DA ULBRA SANTA MARIA
Letícia Thomasi Jahnke Botton, Iásin Schäffer STAHLHÖFER, Marcelo Mendes ARIGONY, Alexia Richter PIETRO

Última alteração: 10-09-2018

Resumo


A escalada da violência no meio urbano está presente na maioria das agendas em todos os níveis de poder, seja ele de caráter internacional, federal, estadual ou municipal. Por vezes, discussões corriqueiras e cotidianas acabam tomando proporções maiores em razão da ausência de oportunidade para a solução do problema. Neste sentido, aponta-se a mediação como proposta de resolução de conflitos como instrumento dos direitos humanos.

Para este trabalho a metodologia utilizada é a pesquisa-ação. Essa metodologia une a pesquisa e a extensão, no sentido de que para desenvolver as ações se faz necessário ter o conhecimento atrelado a pesquisa. Adelina Baldissera afirma que “para alcançar o objetivo proposto na pesquisa-ação no sentido de estabelecer uma relação entre o conhecimento e ação, entre pesquisadores e pessoas implicadas na situação investigada e destes com a realidade.”  (2001, p.6) Ou seja, é necessário conhecer a temática conceitual, doutrinária e aplicabilidade relacionada a mediação e aos direitos humanos a fim de que auxilie, de fato, as famílias a sanarem seus conflitos.

A mediação é compreendida como “o procedimento no qual os participantes, com a assistência de uma pessoa imparcial – o mediador –, colocam as questões em disputa com o objetivo de desenvolver opções, considerar alternativas e chegar a um acordo que seja mutuamente aceitável” (CHRISPINO, 2007, p.23). Atrelando a mediação a temática dos direitos humanos será possível empoderar o indivíduo como sujeito de direitos, humanizando a resolução de conflitos com o cunho familiar, apresentando as diferenças e semelhanças, apontando para convivência pacificada entre os participantes.

Dessa forma, a Central de Mediação de conflitos familiares, que será alocada na ULBRA SANTA MARIA, proporcionará ao participantes a resolução dos seus conflitos, uma melhor qualidade das relações familiares, educando-os indiretamente, através do tratamento de conflitos para um caráter humanitário, atrelado aos direitos humanos. Sendo assim, a Central de Mediação auxiliará na redução da violência e dos conflitos familiares, integrando as ações do Observatório da Violência e dos Direitos Humanos da Ulbra – Santa Maria.


Texto completo: POSTER