Última alteração: 23-10-2018
Resumo
Este artigo apresenta o relato das atividades desenvolvidas em um dos eixos de trabalho da Clínica de Estudos e Práticas Psicológicas (CEPPSI) da Ulbra Campus Santa Maria, denominado ArtPsi. Tal eixo se propõe a discutir a respeito da importância da arte na formação profissional do psicólogo, realizando intervenções por meio de oficinas (estamparia, colagens, pintura), concurso de fotografia, seminários, entre outras. Para alcançar seus objetivos, o estudo adotará como metodologia de pesquisa o relato de experiência. Espera-se que este relato possa abrir possibilidades para utilização da arte na formação do psicólogo como forma de compreensão das experiências humanas.
O eixo de estudos e pesquisa Artpsi foi pensado em agosto de 2017 a partir do eixo Clube do Livro, já que este não estava em funcionamento. Os eixos de trabalho foram criados pela coordenação e alunos da Clínica de Estudos e Práticas Psicológicas (CEPPSI) da Ulbra Campus Santa Maria com o objetivo de envolver os acadêmicos na produção científica e atividades extraclasse. A partir das reflexões de como despertar o interesse dos colegas para pesquisa durante a graduação a arte e suas manifestações foi a escolha, servindo de atrativo para as diversas atividades propostas. O Artpsi tem como objetivo aproximar os acadêmicos de psicologia às diversas manifestações da Arte como: literatura, música, teatro, fotografia e outros na busca da autonomia no processo de construção do conhecimento proporcionando ao aluno de psicologia um espaço de criação, apreciação e comunicação através das ações desenvolvidas em nossa cidade, conhecendo a cultura e a realidade da região.
¹Acadêmica do Curso de Psicologia ULBRA - Santa Maria:jemillanipinheiro@gmail.com
2Acadêmica do Curso de Psicologia ULBRA - Santa Maria: janamichel@gmail.com
3 Acadêmica do Curso de Psicologia ULBRA - Santa Maria: catieli.lb@hotmail.com
4 Acadêmica do Curso de Psicologia ULBRA - Santa Maria: maria.goncalves@ulbra.br
5 Responsáveltécnica pela CEPPSI/ULBRA – Santa Maria: amandadiehl@hotmail.com
6 Coordenador do Curso de Psicologia ULBRA – Santa Maria: luis.ramalho@ ulbra.br
A partir a apresentação do referido eixo, o presente trabalho visa refletir sobre o uso da arte na formação do psicólogo e, em específico, dissertar acerca dos principais recursos artísticos que podem ser utilizados pelos graduandos em psicologia e quando já formados em sua atuação profissional.
Os alunos que fazem parte do eixo Artpsi foram convidados a participar por demonstrar interesse na proposta do grupo e estar fazendo estágio em clínica ou já ter passado por esta. Os encontros são semanais geralmente com uma hora de duração na sala de reuniões da CEPPSI.
Durante o segundo semestre de 2017 as atividades foram baseadas no tema do ano sobre adolescência, e pensando nesta faixa etária, convidamos a escritora infanto-juvenil Nikelen Witter para falar sobre a importância da literatura para o desenvolvimento do adolescente. Para convidar a comunidade acadêmica para esta roda de conversa foi realizada uma oficina de marca páginas aberta para todos os cursos. Nesta oficina foi disponibilizado material para confecção de marca páginas e os participantes convidados a refletir sobre a importância da leitura, assim como a integração das diversas áreas do saber. No ano de 2018 o tema de trabalho foi a infância onde foi possível realizar um mural de recortes denominado “a construção da infância” e os colegas foram convidados a assistir um documentário sobre a infância em diferentes contextos socioeconômicos existentes no Brasil.
A última atividade desenvolvida no eixo Artpsi durante o presente ano é o concurso fotográfico intitulado “Infância em foco” que tem o objetivo de promover o primeiro Congresso de Psicologia da ULBRA Santa Maria através das redes sociais, assim como retratar a infância através de diferentes lentes dentro de quatro categorias: interação com a família, interação com a cidade, interação com a escola e o brincar.
Ao considerarmos a arte como uma grande área de conhecimento que se ocupa de diferentes linguagens, como a literatura, a música, a dança, as artes visuais e que fazem parte de um grande campo artístico, o eixo Artpsi vem desenvolvendo atividades nesta linha que despertem no acadêmico de psicologia seu olhar para o ser humano através destas manifestações artísticas.
Partindo da premissa que o homem é um ser social e que está inserido numa determinada cultura, e que o psicólogo trabalha as demandas deste sujeito, faz-se necessário conhecê-lo não só através das teorias, mas por meio da Arte que possibilita o desenvolvimento pessoal além do conhecimento técnico por meio de experiências capazes de mudar a forma de ver-se e de ver os outros.
O contato com a obra de arte aproxima as pessoas das características constituintes da condição humana, como alegria, medo, tristeza, angústia, saudade, esperança (SILVA,2014, p.101). É este material que o psicólogo vai trabalhar com seu paciente. A arte e a cultura nos constituem e são formas de pensar para além dos livros, com diversas formas de manifestações artísticas como: literatura, artes plásticas, artes cênicas, psicodrama, fotografia, música, expressão corporal, entre outras. Buscando suprir este desejo de estudarmos o ser humano a arte proporciona alternativas de comunicar-se e compreender-se.
Somente a experiência não dá garantias de um sucesso profissional, mas a união de estudo, prática e experiências são importantes na caminhada do acadêmico, por isso a formação do psicólogo vai além da sala de aula, atravessa continentes, crenças e culturas diferentes (YUKIMITSU,1999, p.21). Nesta perspectiva ampliar o conhecimento sobre a arte se faz necessário desde o ingresso na graduação. Quando pensamos em uma formação profissional devemos considerar o sujeito como um todo, especificamente, no que se refere à constituição como psicólogo. Este espaço tem proporcionado a realização de atividades extraclasse enriquecendo a bagagem de cada estudante, pois é papel da universidade também pensar além da grade curricular de conteúdo a serem ministrados e oportunizar experiências para a vida aos seus discentes.
Durante a graduação o aluno acaba deixando de lado as atividades ligadas a arte em virtude do grande número de leituras, estudos teóricos voltados para a produção científica e conteúdos necessários para a base da formação em psicologia. Nesta falta de tempo para criação o eixo Artpsi entra para retomar seus hábitos e habilidades outrora desenvolvidos. A literatura como uma das diversas formas de expressão da arte se faz imprescindível no desenvolvimento acadêmico como instrumento no aprendizado de conteúdos psicol