Última alteração: 10-09-2018
Resumo
Introdução O tempo de resposta nas situações de urgência é fundamental, o estabelecimento precoce dos primeiros cuidados significa a diferença entre a vida e a morte. Contudo, a população leiga não está apta para prevenir, identificar e agir em situações de urgência. Assim, é imperativa uma educação em saúde voltada para tais ocorrências. E, uma vez, que o currículo escolar geralmente não aborda temas relacionados à prevenção de acidentes o Projeto Samuzinho, da Liga do Trauma, oferece palestras gratuitas, ministradas por acadêmicos de medicina, as quais desenvolvem o conhecimento elementar de condutas em situações de emergência.
Objetivo Demonstrar a importância desse projeto, que difundiu o contato do Serviço de Atendimento Médico de Urgência (SAMU) e ofereceu noções básicas de primeiros socorros aos alunos do ensino médio e fundamental, os quais poderão auxiliar de modo eficaz na prevenção, ou em um melhor desfecho, de acidentes.
Metodologia Por meio de atividades teórico-práticas, os integrantes da Liga do Trauma compartilharam conhecimentos acerca de primeiros socorros para estudantes de escolas públicas e privadas de Porto Alegre, Canoas e Canela. Para os alunos com menos de 10 anos de idade, foram abordados temas sobre choques elétricos, asfixia, afogamentos, quedas. Enquanto que para os maiores de 10 anos, discutiu-se como reconhecer e agir em casos de acidente vascular cerebral, convulsões, acidentes de trânsito.
Resultados O contato com crianças e adolescentes expôs o despreparo dos mesmos diante de situações de emergência, como o desconhecimento do número do SAMU. Indo de encontro a isso, os estudantes participantes do projeto poderão agir de maneira adequada em situações emergenciais, visto que dominam
Conclusões finais As ações de primeiros socorros, bem como o conhecimento do número do SAMU, são temas importantes que poderiam ser abordados com maior ênfase na formação inicial da sociedade. É muito importante que crianças e adolescentes saibam reconhecer situações de risco para a saúde e que tenham noções básicas de como proceder para que possam auxiliar adequadamente no socorro às vítimas. Dessa forma, tais ações deveriam ser incentivadas nas escolas, para que a sociedade esteja melhor preparada para reagir em situações de emergência.