Última alteração: 10-09-2018
Resumo
Clínica de Estudos e Práticas em Psicologia - CEPPSI
ARAUJO, E.F.S.[1]; SILVEIRA, T.B.[2]; GROOS, R.B.[3]; DIEHL, A.H.[4]; PEREIRA, L.H.R.[5].
Palavras-Chave: clínica; psicologia, formação acadêmica.
A Clínica de Estudos e Práticas em Psicologia (CEPPSI), é um projeto de extensão do curso de psicologia da Universidade Luterana do Brasil - Campus de Santa Maria, que se propõe a desenvolver um trabalho de atendimento terapêutico, profissional, ético e comprometido socialmente. Para atingir estes objetivos, a clínica escola possui espaços para o desenvolvimento de habilidades que possibilitam ao acadêmico integrá-las em competências de conhecer, analisar, avaliar, planejar e intervir na realidade social. O estágio é supervisionado pela equipe de psicólogos e docentes do Curso, sempre atentos às demandas dos alunos e da comunidade.
A CEPPSI presta atendimento psicoterápico à comunidade, nas modalidades de psicanálise, fenomenológica, cognitivo-comportamental e sistêmica. No primeiro semestre de ano 2018, a clínica recebeu oitenta e três casos. Destes, quinze são crianças; nove adolescentes; quarenta e seis adultos e treze famílias. As demandas foram atendidas por 21 estagiários.
Para realizar um trabalho que, para além da formação dos alunos, um trabalho que integre a comunidade à universidade, a clínica escola promove alguns espaços, denominados eixos temáticos de trabalho, oportunizando um novo espaço fora da sala de aula, com eixos formativos: CinePsi tem como proposta a criação de um espaço para reflexão acerca das possibilidades de intervenção do psicólogo na comunidade através de dispositivos de arte e cultura, utilizando-se, sobretudo, de filmes para pensar as temáticas inerentes à psicologia. O ArtPsi, um eixo que visa refletir sobre o usa da arte (literatura, música, dança, artes visuais) na formação dos profissionais de psicologia, no objetivo de pensar e executar estes modos de expressão como intervenções da psicologia. O NEPPSI promove rodas de conversa, com a proposta de discutir questões inerentes à interdisciplinaridade e intervenções possíveis nos diferentes campos da psicologia, através de convidados, geralmente externos a universidade, que dividem com os alunos e interessados sua experiência no fazer psi.
Através destes campos de trabalho, a clínica escola da Ulbra Santa Maria produz um trabalho que, para além de desenvolver a formação clínica do Psicólogo, produz profissionais implicados com a comunidade e com questões inerentes a prática do psicologo, uma profissão que possui grande poder de construção da realidade.
[1]Acadêmico do curso de Psicologia da ULBRA (Santa Maria/RS), estagiário do Núcleo de Apoio a Escola. E-mail: araujoeverson@icloud.com.
[2] Acadêmica do curso de Psicologia da ULBRA (Santa Maria/RS), estagiária do Núcleo de Apoio à Escola. E-mail: bastosthaina29@gmail.com.
[3] Acadêmica do Curso de Psicologia da Universidade Luterana do Brasil, Santa Maria, RS. E-mail: raquelb_rs@yahoo.com.br.
[4] Psicóloga Técnica da Clínica Estudos e Práticas Psicossociais da ULBRA (Santa Maria/RS). E-mail: amanda.diehl@ulbra.br.
[5] Coordenador do curso de Psicologia ULBRA (Santa Maria/RS). E-mail: luis.ramalho@ulbra.br.